1ª Conferência Municipal de Saúde Mental fomenta debate de políticas públicas de promoção dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS
Administrador 25 Mar, 2022Convocada pela Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria de Saúde, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental reuniu nessa terça-feira (22) cerca de 113 pessoas, entre profissionais de saúde, educação, assistência, estudantes, gestores de saúde, usuários do SUS e demais interessados em participar da avaliação das ações já desenvolvidas e discussão de novas propostas de políticas públicas de promoção dos serviços da Atenção Psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS).
O debate dos eixos da temática central foi apenas uma das atividades desenvolvidas ao longo da Conferência, que teve ainda a palestra “A pandemia e os desafios da Saúde Mental no SUS”, ministrada pelo médico do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), doutor Guilherme Gransotto Filho, e a eleição dos representantes da delegação de Biguaçu na etapa macrorregional da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que será também realizada no município, nos dias 14 e 15 de junho. Conheça os delegados eleitos:
Segmentos de Gestores e Prestadores de Serviço
Titulares: Maria Beatriz da Rosa, nutricionista e chefe Polo Base de Florianópolis - Saúde Indígena; Roberta Jaschke Guimarães, técnica de Enfermagem e gerente técnica dos Programas de Saúde.
Suplente: Mariana Ester Borges Costa, enfermeira e Direção de Planejamento Intersetorial, Gestão e Tecnologias em Saúde - Secretaria de Saúde Biguaçu.
Segmentos dos Profissionais de Saúde
Titulares: Cíntia Sirlene Flores Ouriques, enfermeira, responsável técnica e coordenadora das equipes da Saúde Indígena no Polo Base de Florianópolis; Aline Alano de Carvalho Scapini Del Pino, Assistente Social do CAPS Biguaçu.
Suplente: Antero Claiton Varela, enfermeiro do CAPS Biguaçu.
Segmentos dos Usuário do SUS
Titulares: Jéssica Kaerexu; Ivone Gonçalves dos Santos; Darick Rafael Lunardelli; Jailton Valério Fraga.
Suplentes: Bárbara Costa de Oliveira; Taiz de Bairros Ceron Richter.
O prefeito Salmir da Silva apontou o impacto da discussão desses temas nas ações do Poder Público. “A partir desse encontro vamos ampliar o nosso conhecimento sobre a realidade dos serviços e atendimentos de saúde mental, constituindo uma base sólida para o planejamento de novos projetos nessa área e tornando os equipamentos de atenção psicossocial mais eficientes no acolhimento da população. Parabenizo a Secretaria e as equipes envolvidas na organização da Conferência, que com certeza trará grandes benefícios para o município”.
“Os sintomas psíquicos e transtornos mentais são por vezes negligenciados devido à preconceitos e tabus. Discutir as melhores formas de receber e ouvir as pessoas que chegam até os nossos profissionais pode ser o início da transformação dessa realidade. Esse espaço de debate é mais um dos passos em direção a um suporte de referência e acessível para todos”, complementou o secretário de Saúde, Bruno Célio da Silva.
Além do prefeito Salmir e do secretário Bruno, a mesa de honra do evento também foi composta pelo vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, a superintendente de Saúde Thayse Rosa, o presidente da Câmara Municipal, Lucas Rosa Vieira, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Marcelo França e a coordenadora-geral da Comissão de Organização da Conferência, Aline Scarpine Del Pino. O secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Davi Oliveira, e o vereador Luiz José Martins Júnior marcaram presença como espectadores.