Ações de esporte e saúde marcam evento de conscientização sobre o autismo
Administrador 04 Abr, 2024Para marcar a passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, a equipe do Programa TEA e seus parceiros estão organizando a 3ª Corrida e Caminhada de Conscientização sobre o Autismo em Palhoça. O evento está marcado para o sábado (6), com largada às 8h30, no campus da UniSul localizado na Pedra Branca.
O objetivo é o de proporcionar espaços de socialização, recreação, cuidado e respeito a pessoas que convivem com o transtorno do espectro autista (TEA). Em Palhoça, para o atendimento dessas pessoas, foi estruturado o Programa TEA, um programa da atenção básica da Secretaria da Saúde.
A equipe do Programa TEA está organizando a Corrida e Caminhada de Conscientização sobre o Autismo em Palhoça em parceria com equipes da Vigilância Ambiental, da Fundação Municipal de Esporte e Cultura, da Secretaria de Turismo, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal de Palhoça, do Comitê Voluntariado e da UniSul.
Serão entregues 300 medalhas para as crianças e adolescentes que realizaram a inscrição.
Além da corrida, que acontecerá no campus da UniSul, serão ofertadas brincadeiras para as crianças, adolescentes e seus familiares; exploração guiada ao caminhão do Corpo de Bombeiros; equipe com ambulância e a Guarda Municipal, que estarão a postos em frente ao ginásio de esportes da UniSul.
Já no Centro Integrado de Saúde, em parceria com os acadêmicos de Medicina do Comitê Voluntariado, serão disponibilizadas 80 consultas de triagem para crianças e adolescentes que aguardam atendimento no Programa TEA e passara por uma pré-triagem.
“Trabalhamos unidos, com atendimento humanizado e de qualidade, fortalecendo a rede de cuidado ao TEA no Sistema Único de Saúde (SUS) e criando espaços mais inclusivos na cidade de Palhoça”, avalia a coordenadora do Programa TEA, Elizete Branga.
Abril Azul
A ação faz parte do Abril Azul, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo, envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva.