Agricultores de Palhoça podem se cadastrar para receber os benefícios do Plano Safra
Foto Divulgação
No último dia 08 de agosto publicamos uma matéria destacando a realização de uma reunião na prefeitura com o objetivo de apresentar os detalhes a respeito do Plano Safra edição 2025/2026.
Vale reforçar que o Plano Safra, através da destinação de recursos para o PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, visa fornecer apoio técnico e financeiro das atividades produtivas das famílias rurais visando o desenvolvimento sustentável.
A iniciativa tem como beneficiários os agricultores familiares proprietários que residam na propriedade ou em local próximo; tenham até 4 módulos fiscais a qualquer título; possuam renda bruta familiar auferida nos últimos doze meses de produção normal de até R$ 500.000,00; tenham no mínimo 50% da renda bruta familiar anual vinda do estabelecimento e adote um trabalho, predominantemente, familiar, podendo ter mão de obra de terceiros de forma sazonal e empregados permanentes em número menor ou igual ao número de pessoas da família ocupadas no empreendimento.
Vale ressaltar que os valores são destinados diretamente ao produtor rural, fortalecendo programas que incentivam o investimento nas propriedades e a permanência das famílias no campo.
Os recursos devem ser aplicados em investimentos estruturais nas propriedades, com destaque para a construção de cisternas, energia fotovoltaica, máquinas e equipamentos, estação de tratamento de água, computadores e notebooks, matrizes e reprodutores (bovinos, ovinos e caprinos), entre outros.
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas diretamente na Epagri de Palhoça, que irá fazer a análise das solicitações conforme produção. Os agricultores que desejarem participar também devem estar inscritos no município através com Inscrição Estadual de Produtor.