Alunos da rede municipal voltam às aulas nesta segunda (31)
Administrador 31 Jul, 2023Depois de um período de cerca de duas semanas de recesso, as unidades educativas da rede municipal de ensino de São José retornaram às atividades nesta segunda-feira (31). A Prefeitura de São José dispõe de 40 Centros de Educação Infantil (CEIs), 24 Centros de Educação Municipal (CEMs), 7 polos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), 7 escolas profissionais, 2 escolas ambientais e um Centro de Inovação e Tecnologia Educacional que atendem mais de 26 mil crianças, estudantes e adultos.
O dia foi de reencontro para os alunos Carlos Henrique da Silva Stalter e Heitor Jeferson Martins Bittencourt, estudantes do 4º ano do Centro Educacional Municipal (CEM) Maria Iracema Martins de Andrade (Barreirão). “As férias foram boas, mas já estava com saudades, especialmente dos meus amigos”, explanou Carlos Henrique, de 9 anos. “Esse é o primeiro ano nesta escola e eu estou adorando”, citou Heitor, também de 9 anos.
No Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Regina Terezinha de Oliveira Bastos, a equipe decorou todo o espaço para receber as crianças. “Penduramos balões coloridos na entrada, colocamos música e convidamos as profissionais para virem vestidas com alguma fantasia ou adereço para recepcionarmos a comunidade escolar”, explicou a diretora Alcina da Silva e Souza.
As professoras Regiane Martins Marcelino e Renata Besen, do G2B, já haviam combinado de vestirem fantasias de palhaço. “Desde o início do ano as crianças demonstraram muito interesse pelo palhaço e pelo circo. Eles foram para o recesso com fotos vestidos de palhacinhos, quisemos retornar com o mesmo tema para demonstrar continuidade. As crianças adoraram, facilitou o entrosamento, foi muito legal. Como são crianças menores com idades entre 2 e 3 anos, até estávamos preparadas para choro, estranhamento, mas não teve. Foi bem tranquilo, foram logo abraçando e retornando as atividades”, detalhou Regiane.
Além dos CEMs e CEIs, a Prefeitura mantém parceria com oito organizações da sociedade civil que oferecem cerca de 2 mil vagas na Educação Infantil e na Educação Especial. As unidades que fizeram recesso também retomaram os atendimentos nesta segunda.
A secretária Municipal de Educação, Rose Bartucheski, agradeceu o carinho com que os profissionais atendem as crianças, estudantes, pais e responsáveis. “Estamos todos empenhados em proporcionar um espaço acolhedor e de qualidade, onde cada um se sinta motivado a participar do ambiente educacional”.
Para este segundo semestre, a Secretaria Municipal de Educação seguirá com projetos importantes, como: Escola do (Im) Possível que desafia os estudantes a descobrirem enigmas para contribuírem para um mundo mais sustentável (parceria com a Platô Cultural); e Geração do Futuro que prepara os alunos para a nova economia global (parceria com Sesi e Senai). Também está previsto, em parceria com o Corpo de Bombeiros, o início dos projetos “Golfinho” e “Bombeiro Mirim” para orientar sobre prevenção de acidentes domésticos, segurança aquática e prevenção contra incêndios.