Aniversário de Biguaçu é comemorado com apresentações culturais e esportivas, bolo e shows

Foto divulgação

Nos últimos cinco dias, a Avenida Marcondes de Mattos foi ponto de encontro de milhares de pessoas que comemoraram o aniversário de Biguaçu.  A programação dos 186 anos de emancipação político-administrativa da cidade teve shows, apresentações culturais e esportivas e a tradicional Gincana Cidade de Biguaçu.

A festa deste ano teve uma noite diferente. A programação de quarta-feira (15), foi voltada à música gospel. O evento que reuniu centenas de pessoas da comunidade evangélica contou com a apresentação de bandas, corais e show nacional do cantor sertanejo gospel, Jonas Villar.

Na véspera do feriado municipal, dia 16, o público cantou e dançou com a Banda Dazaranha.  A banda catarinense que toca reggae e rock, tem 26 anos de estrada e animou milhares de pessoas com seus maiores sucessos, como Vagabundo Confesso, Salão de Festa a Vapor Ô Mané.

Uma extensa programação integrou a sexta-feira (17), dia do aniversário do município. À tarde houve o tradicional corte do bolo, que neste ano teve participação da Banda do 63º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro. O grande show da noite foi por conta do Barão Vermelho. Rodrigo Suricato, vocalista da banda, interpretou Por VocêPuro ÊxtasePro Dia Nascer Feliz e outros grandes sucessos.

Na manhã de sábado (18) foi realizado o Festival de Talentos. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o evento teve a participação de alunos dos Centro de Educação Infantil Municipais (CEIMs) e Escolas. Com coreografias e danças, as crianças e adolescentes emocionaram o público, formado principalmente pelos pais. Ainda no sábado ocorreu o passeio ciclístico, a Corrida Rústica Cidade de Biguaçu e shows musicais.

No domingo, provas da Gincana e apresentação da Bateria Show Nossas Raízes animaram o último dia da festa.

 

23ª Gincana Cidade de Biguaçu

 

Maio é o mês mais aguardado por grande número de jovens e famílias biguaçuenses. É o mês da Gincana Cidade de Biguaçu, evento que faz parte do calendário do município e tradicionalmente é inserido na programação de aniversário da cidade. 

Cada equipe participa efetivamente, conforme regulamento, com 100 membros inscritos, porém o número de simpatizantes e apoiadores que vestem as cores das equipes é muito maior. Na edição deste ano, cinco equipes participaram da competição que envolve cultura, arte e ações sociais: A_A, Chuchu Beleza, Dazumbanho, Raça e Virgens.

Como nos anos anteriores, a rivalidade, as provocações e a ansiedade pelo resultado tomaram conta dos participantes nos minutos que antecederam a divulgação da equipe campeã.

O título de campeã da 23ª Gincana Cidade de Biguaçu foi conquistado pela Equipe A_A, que somou 491 pontos, 15 a mais que a vice, Chuchu Beleza, com 476. O terceiro lugar ficou com a Equipe Virgens que somou 419 pontos; o quarto com a Equipe Raça, que fez 402; e o quinto com a estreante Dazumbanho, que somou 388.

Neste ano, os troféus da Gincana Cidade de Biguaçu receberam os nomes de Rafaela Azevedo e Aurimar Guilherme. Os homenageados, falecidos há menos de um ano, participavam ativamente da gincana. Familiares receberam cumprimentos e uma placa das autoridades presentes.

A Gincana Cidade de Biguaçu é organizada pela Liga dos Gincaneiros, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secetul). As provas e tarefadas são coordenadas pela Imperatorios. Com uma equipe formada por 14 membros, a empresa de Blumenau é responsável pela elaboração das tarefas, condução dos trabalhos, julgamento de recursos e anúncio da equipe campeã.

“Esta é a maior gincana do Estado de Santa Catarina. Fazer esse evento aqui é sempre um motivo de alegria, carinho e orgulho. A cidade nos recebe sempre de braços abertos e o apoio da Prefeitura, através da Secetul, é fantástico, por isso amamos fazer gincana nesta cidade”, disse Giovane Carraro, da Imperatorios.