Biguaçu contrata nova empresa para coleta de lixo

Foto Divulgação

Após 10 dias de operações emergenciais para minimização de transtornos relacionados à coleta de lixo, a partir desta semana a situação começa a ser normalizada em Biguaçu. Com o fim do contrato com a antiga prestadora do serviço e após processo licitatório, uma nova empresa, responsável pelo recolhimento e destinação de resíduos sólidos (domiciliares), recicláveis e volumosos, assume as atividades e colocará equipes nas ruas já nesta terça-feira (6).

 

A Prefeitura e a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Biguaçu (Famabi), órgão responsável pela gestão de resíduos, também estabeleceram um cronograma atualizado para passagem dos caminhões coletores pelos bairros, com horários que beneficiam a população e facilitam a logística para execução dos trabalhos. Confira:

 

Área urbana

 

Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, a partir das 5h - Mar das Pedras, Morro da Bina, Saveiro, Praia João Rosa, Prado de Baixo, Prado de Cima,Saudade, Vendaval, Boa Vista, São Miguel e Universitário

 

Terça-feira, quinta-feira e sábado, a partir das 5h - Fundos, Carandaí, Rio Caveiras, Jardim Janaína, Bom Viver, Tijuquinhas, SC-407, Cachoeiras, Areias, CTG, Beira Rio e Aldeia M’ Biguaçu

 

No bairro Centro, o recolhimento do lixo comum será realizado também nas segundas, quartas e sextas-feiras, só que no período noturno, a partir das 19h. Nas ruas da área comercial e de prestação de serviços, haverá coleta de repasse nas terças, quintas e sábados, no mesmo horário.

 

Área rural

 

Segunda e sexta-feira, a partir das 5h - Três Riachos, Sorocaba de Dentro, Sorocaba de Fora, Estiva, Fazenda de Dentro, Fazenda de Fora, Areias de Cima, Fazendinha e ruas que ligam Três Riachos a Antônio Carlos

 

Terça-feira, quinta-feira e sábado, a partir das 5h - Geral de Antônio Carlos, Eletrosul e Rússia

 

Sexta-feira - Amâncio, Aldeia do Amâncio, Aldeia do Amaral e Aldeia Itanhaém (Morro da Palha)

 

Coleta seletiva e de volumosos

 

A coleta seletiva de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) seguirá o atual cronograma, mas em novo horário: a partir das 18h. O objetivo é que sendo efetuado em período noturno, não haja recolhimento por engano juntamente com os demais resíduos. Veja:

 

Segunda-feira - Vendaval, Morro da Boa Vista, Universitário e Rio Caveiras

 

Terça-feira - Centro, Praia João Rosa e Prado de Baixo

 

Quarta-feira - Jardim Janaína e Bom Viver

 

Quinta-feira - São Miguel, Fundos, Jardim Carandaí, Tijuquinhas, Cachoeiras, Areias de Cima, Areias, CTG, Estiva e Aldeia M’ Biguaçu

 

Sexta-feira - Centro, Mar das Pedras, Morro da Bina, Saveiro, Saudade, Tijuqinhas, SC-407, Beira Rio, Eletrosul, Três Riachos, Fazenda de Fora, Sorocaba de Dentro, Sorocaba de Fora, Encruzilhada, Fazenda de Dentro, Fazendinha, ruas que ligam Três Riachos a Antônio Carlos, Amâncio, Aldeia do Amâncio, Aldeia do Amaral e Aldeia Itanhaém (Morro da Palha)

 

A coleta de resíduos volumosos, que se faz ainda mais necessária diante do alto número de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos descartados após os alagamentos, começa a ser realizada a partir das 7h da manhã de terça-feira (6) e seguirá no mesmo horário, de segunda a sexta-feira, alternando os dias conforme a localidade:

 

Segunda-feira - Vendaval, Morro da Boa Vista, Universitário e Rio Caveiras

 

Terça-feira - Centro, Praia João Rosa e Prado de Baixo

 

Quarta-feira - Jardim Janaina, Bom Viver, Fazenda de Dentro, Fazendinha e ruas que ligam Três Riachos a Antônio Carlos

 

Quinta-feira - São Miguel, Fundos, Jardim Carandaí, Tijuquinhas, Cachoeiras, Areias de Cima, Areias, CTG e Aldeia M’ Biguaçu

 

Sexta-feira - Mar das Pedras, Morro da Bina, Saveiro, Saudade, SC-407, Beira Rio, Eletrosul, Três Riachos, Fazenda de Fora, Sorocaba de Dentro, Sorocaba de Fora, Estiva, Encruzilhada, Amâncio, Aldeia do Amâncio, Aldeia do Amaral e Aldeia Itanhaém (Morro da Palha)

 

Estrutura da nova empresa contratada

 

 

A empresa vencedora do processo licitatório para os serviços de coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos em Biguaçu foi a Veolia. O grupo é o responsável pela gestão do aterro sanitário localizado na Estiva, região norte do município. Com sede na França, a empresa está presente nos cinco continentes do mundo.