Biguaçu está entre os melhores municípios com mais 50 mil habitantes

Foto divulgação

Segundo o Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (IGM-CFA), Biguaçu é o 31º melhor município com mais de 50 mil habitantes com Produto Interno Bruto (PIB) per capita acima de R$20.400,00. Biguaçu alcançou a nota 7,59, com avaliação de indicadores divididos no tripé finanças, gestão e desempenho.

Foram avaliados serviços de saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência e segurança com base no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Sistema Único de Saúde (SUS), da Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério Público Federal, do Ministério da Educação, entre outros.

O ranking foi divulgado nesta semana e utiliza números coletados em 2018. Foram avaliados os 5.570 municípios brasileiros, divididos em grupos com perfis similares. Biguaçu foi avaliado dentro do grupo 6, com um total de 175 municípios. A cidade de Votuporanga, no interior de São Paulo, alcançou a melhor nota desse grupo, 8,92, enquanto que Seropédica, no Rio de Janeiro, obteve a pior: 2,85. No grupo 6, além de Biguaçu, também estão outros 13 municípios catarinenses. Entre estes, o município ficou com a sétima posição.

Para o prefeito Ramon Wollinger, “esse índice alcançado por Biguaçu comprova o bom momento que vive nosso município, não se limitando a ser apenas uma opinião ou impressão, mas sim uma nota gerada por meio de um estudo completo, desenvolvido pelo CFA em todas as cidades do Brasil. Além disso, esses dados nos auxiliam a ajustar as áreas em que podemos melhorar o desempenho”.

Confira as notas alcançadas por Biguaçu conforme o segmento:

Finanças - analisa a disponibilidade de recursos e gestão fiscal do município - 7,16

Gestão - avalia as práticas de administração adotadas pelo município - 8,29

Desempenho - avalia os resultados de políticas públicas para a sociedade - 7,31

O estudo completo pode ser acessado no link: https://bit.ly/2JcXF2B