Biguaçu sedia encontro nacional de escoteiros

Foto divulgação

O bosque do Museu Etnográfico Casa dos Açores, em São Miguel, transformou-se num grande acampamento no último final de semana, com o Encontro Nacional dos Escoteiros da Grande Fraternidade Escoteira – IMPISA. O evento teve início no dia 15/11, feriado da Proclamação da República, e encerrou-se no domingo (18/11).

A solenidade de abertura contou com a participação da Banda do 63º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro e com a presença do prefeito Ramon Wollinger, que participou do hasteamento das bandeiras e foi homenageado.

Aproximadamente 800 pessoas de 13 grupos participaram ou passaram pelos quatro dias do acampamento. Estiveram presentes grupos de Biguaçu, São José, Palhoça, Florianópolis, Joinville, Blumenau e Imbituba. O evento também teve a participação de escoteiros paulistas das cidades de Campinas, Guarulhos, Vinhedos e São Paulo.

A organização IMPISA foi criada em Biguaçu no ano de 2009 e é credenciada mundialmente pela Federação Mundial de Escoteiros Independentes (Word Federation of Independent Scouts – WFIS) com sede na Alemanha. A WFIS estava representada pelo comissário no Brasil, Christian Leibert.  Em Biguaçu existem 300 crianças, adolescentes e jovens que participam do movimento.

“É muito bom ver tantas crianças participando de um encontro como este. É uma oportunidade única para aprender e fazer amizades, adquirir conhecimentos para a vida”, comentou o prefeito Ramon.

Nos períodos da manhã e tarde uma série de atividades foram desenvolvidas, como visita à Ilha de Anhatomirim, Baía dos Golfinhos, Museu Cruz e Souza e atividades esportivas e tradicionais no meio escoteiro. À noite foi a vez de atrações artísticas e culturais e o tradicional Fogo de Conselho, onde em torno de uma fogueira os grupos fizeram apresentações.

O tenente-coronel RPM Heriberto Rocha Peres, coordenador do Encontro Nacional, agradeceu o apoio do poder público municipal na realização do acampamento. “É a primeira vez que recebemos este apoio tão importante da Prefeitura, que unido ao amor dos líderes permitiu este momento único na vida dos nossos escoteiros”, finalizou.