Biguaçu terá espaço para atendimento especializado de pessoas com autismo

Foto divulgação

Na noite de quarta-feira, 13 de julho, o município ganhou um importante espaço para atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o apoio da Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ONG Lindo Balão Azul inaugurou a sede do projeto que irá fornecer, pela primeira vez, um serviço completo às famílias.

Na sala alocada no Centro Administrativo Municipal, a ONG irá realizar e organizar diversas ações em parceria com o poder público. No local serão desenvolvidas atividades de estimulação motora com profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), aulas de música com professores da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (SECETUL) e a promoção atividades em meio a natureza, como contato com a terra, plantas e animais, por meio da Secretaria de Pesca, Agricultura e Aquicultura (SEMAPA). Futuramente serão implantados, mediante a programação e agenda, atendimentos psicológicos e fonoaudiológicos.

Além dos serviços e atendimentos gratuitos realizados através de profissionais da Prefeitura, a ONG conta com atendimentos de profissionais particulares com valores sociais.

De acordo com o mapeamento realizado pela SMS, atualmente no município há cerca de 267 pessoas com autismo. Sendo que, 71 adolescentes, adultos e crianças são assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Biguaçu e 60 são acompanhados no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Esses números, bem como os de atendimentos realizados nas unidades de Saúde, serão integrados aos de famílias já atendidas pela Lindo Balão Azul, ampliando a cobertura de assistência.

A presidente da ONG, Cristiane Andrade César, destaca a importância dos serviços, “nosso trabalho existe há três anos e somente agora podemos contar com um espaço para melhor atender essas pessoas que precisam do nosso olhar e da nossa atenção. A parceria com a Prefeitura e as Secretarias vai ajudar muito no acompanhamento de pessoas com autismo, no seu desenvolvimento e no dia a dia com a família e sociedade”.

“Criar políticas de inclusão, de apoio e atendimento às pessoas com autismo ou qualquer síndrome ou necessidade especial é prioridade para a nossa gestão. É preciso fortalecer o elo entre o serviço público e essas famílias e essa parceria com a Lindo Balão Azul vai ter esse papel tão importante”, comentou o prefeito, Salmir da Silva.

As famílias que precisarem de apoio, orientações ou informações podem entrar em contato por telefone no 48 99946-4431 ou pelo e-mail onglindobalaoazul@gmail.com.

Participaram da inauguração do espaço os secretários de Saúde, Bruno Célio da Silva, de Agricultura, Pedro Nau, de Cultura, Davi Nunes Oliveira, a superintendente de Saúde, Thayse Rosa e os pais e membros da ONG.