Central de Viodeomonitoramento Integrada ganha reforço tecnológico em São José
Administrador 05 Dez, 2018A Central de Vídeomonitoramento Integrada de São José já conta com uma nova infraestrutura tecnológica que vai ampliar a capacidade de monitoramento no município. A Integração de novas câmeras e equipamentos à Central é resultado da parceria entre a Prefeitura e a Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (Aemflo) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de São José (CDL-SJ) para fortalecer a segurança na cidade através da implantação de um sistema de segurança que integra o setor privado aos órgãos da segurança pública da cidade.
O sistema já está disponível para que pessoas físicas e jurídicas, que possuam câmeras em suas residências e estabelecimentos, possam compartilhar suas imagens com o Município por meio do videomonitoramento colaborativo. O programa São José Mais Segura funcionará a partir da aquisição de softwares e links de internet pelos usuários que desejem contribuir com o trabalho de observação das áreas externas da cidade realizada pelo Município 24h por dia por meio da Central que já conta com 250 câmeras espalhadas em diversas regiões de São José.
“A parceria com a Aemflo/CDL São José simboliza o início de um novo momento para a Central, que terá o trabalho de compartilhamento de imagens mais fortalecido para auxiliar as forças de segurança na resolução mais rápida das mais variadas ocorrências em toda a cidade”, enfatizou a prefeita Adeliana Dal Pont.
Para a secretária municipal de Segurança, Andrea Pacheco, a colaboração das pessoas em disponibilizar suas imagens para a Central contribuirá para que os índices de ocorrências continuem caindo em São José. “Com o trabalho desenvolvido pela Central já conseguimos reduzir 40% das ocorrências de furto e 20% de roubos em São José. Desta forma, ao acessarmos um conjunto maior de imagens a partir da contribuição da população, teremos condições de dar respostas mais rápidas aos serviços de investigação, assim como identificar mais rápido os infratores, o que certamente colaborará para diminuirmos ainda mais esses números,” explica Andrea, ao lembrar que a expectativa é que milhares de novos pontos de observação sejam criados.
“É um orgulho para nós participar deste projeto e contribuir para este trabalho desenvolvido em São José, que é inédito na região metropolitana, e possibilita que a população possa contar com mais segurança na cidade” disse a presidente da Aemflo/CDL São José, Nadir Koerich, ao destacar o trabalho de inclusão social promovido pela Prefeitura na Central criando oportunidades de trabalho para que pessoas com deficiência física possam colaborar como operadores.
Os equipamentos para compor a nova estrutura tecnológica da Central de Videomonitoramento foram entregues pela Aemflo/CDL São José. São novos monitores, headsets, mouses entre outros elementos que passarão a fazer parte das estações de trabalho da equipe. A integração das câmeras privadas acontecerá por meio da tecnologia desenvolvida pelo Grupo Khronos, que trabalhou para que projeto que se tornasse mais colaborativo e possibilitasse a participação da sociedade.
A entrega dos equipamentos foi acompanhada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Orvino Coelho de Ávila, que parabenizou mais uma parceria importante entre a Prefeitura e a iniciativa privada para elevar a qualidade de vida da cidade. Também estavam presentes os vereadores Moacir da Silva e Edilson Vieira; o coordenador da Central e tenente do 7º BPM, Maycom Hemkemaier; o secretário da Casa Civil, Lédio Coelho; o secretário adjunto de Segurança; Vânio Luiz Dalmarco; a secretária adjunta de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Norma Warmling; a consultora geral de Segurança de São José, Gilmara Vieira Bastos, e demais servidores municipais.