Cerca de 5 mil cirurgias já foram realizadas no Centro de Castração de Animais de Biguaçu
Administrador 01 Dez, 2019O Centro de Castração de Animais de Biguaçu (Cecab) já realizou a esterilização de aproximadamente 5 mil cães e gatos de moradores do município. O serviço é gratuito, mantido pela Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria de Saúde. A castração evita o aparecimento de doenças, como câncer, e impede a reprodução desenfreada, o que aumenta casos de animais abandonados nas ruas. O local passou recentemente por uma reforma, incluindo pintura interna e externa e calçamento do ambiente de espera para os proprietários dos animais.
O Cecab também realiza eutanásia em casos de sofrimento animal e em que não haja condições de tratamento, desverminações e aconselhamento técnico aos proprietários sobre boas práticas de criação de animais de estimação.
O projeto de criação do Cecab nasceu no ano de 2011 com o “Castramóvel”, uma unidade móvel onde eram realizadas as cirurgias. Com o crescimento da iniciativa e para oferecer uma melhor estrutura de trabalho para os profissionais e de atendimento para os animais e proprietários, as atividades passaram a ser realizadas em sede própria, inaugurada em 24 de março de 2015, localizada na Rua São José, ao lado da Unidade Básica de Saúde do Centro.
O trailer do antigo “Castramóvel” agora está sendo utilizado para realização de eutanásias, distante do Centro Cirúrgico, para evitar transmissão de doenças para os animais que passarão por esterilização.
Para solicitar atendimento, o dono do animal deve comparecer pessoalmente ao Cecab para fazer o cadastro e apresentar comprovante de residência em Biguaçu, documento pessoal com foto e a carteira de vacinação do pet em dia.
Em breve o órgão aplicará vacinas nos animais que os proprietários comprovadamente não tiverem condições de arcar com esse custo. Segundo o coordenador do Cecab, o médico veterinário Dr. Gilnei Gomes Garcez, “a vacina é de extrema importância, independente de fazer a castração ou não, é a única maneira de evitar doenças”.
Os atendimentos são efetuados por dois médicos veterinários do quadro de servidores concursados da Prefeitura, o coordenador Dr. Gilnei e Dr. Cláudio Dantas.
Para o prefeito Ramon Wollinger, “o funcionamento do Centro de Castração demonstra a preocupação com a saúde pública e o bem-estar animal em nossa cidade. Contamos com uma equipe de profissionais qualificados e comprometidos com a causa animal”.
“O nosso setor sempre teve uma enorme aceitação e reconhecimento da comunidade e estamos à disposição da população para qualquer esclarecimento”, finalizou Dr. Gilnei.
O horário de funcionamento do Cecab é das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone é (48) 3039-8462.
Raiva
Há quatro meses foi detectado um foco de Raiva bovina na localidade de Sorocaba de Dentro, região rural de Biguaçu. Depois da confirmação da doença, também registrada no município de Tijucas, o rebanho foi vacinado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Como forma de prevenção, o Cecab vacinou cães e gatos num perímetro de 300 metros de onde foi identificado o caso.
Neste mês de novembro, um morcego diagnosticado com Raiva foi encontrado morto no bairro Córrego Grande, em Florianópolis.
O médico veterinário Dr. Cláudio Dantas alerta sobre a importância da vacina contra a doença diante desses casos recentes. “Além do ambiente rural, foi detectada a doença em área urbana, por isso a importância de vacinar cães e gatos, pois a raiva é uma zoonose, ou seja, pode também afetar os humanos”, explicou.
A Raiva é uma doença transmissível que atinge mamíferos, como cães, gatos, bois, cavalos, porcos, macacos, morcegos e também o homem. Os morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) são os principais hospedeiros do vírus da doença. O vírus ataca o sistema nervoso central, levando à morte.