Comitiva biguaçuense vai a Brasília em busca de recursos para o município

Foto divulgação

O prefeito Salmir da Silva e o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza retornaram nessa quinta-feira (17) de Brasília, onde durante quatro dias participaram de audiências e reuniões com deputados, senadores e nos Ministérios. Eles estiveram acompanhados do presidente da Câmara de Vereadores, Ednei Muller Coelho, do procurador-geral, Marcos Vinicios Gonçalves e pelo secretário de Planejamento e Gestão Participativa, Emerson Kremer.

A primeira agenda na capital federal foi na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), onde junto ao superintendente de Infraestrutura Rodoviária, André Freire, os titulares do Executivo e Legislativo apresentaram demandas importantes como a construção da terceira ponte sobre o Rio Biguaçu, a iluminação do vão central da BR 101 no perímetro urbano da cidade e a construção de uma passarela na altura do bairro Vendaval. Na oportunidade, também foi discutido o andamento das obras do contorno da rodovia, que tem o maior trecho inserido no município e que deve impactar principalmente o desenvolvimento da área rural.

No Ministério do Desenvolvimento Regional, a comitiva foi recebida pelo diretor do Departamento de Obras Hídricas, Stanley Rodrigues Bastos, com que abordaram um assunto de grande importância: a construção dos molhes na foz do Rio Biguaçu, obra que deve melhorar a navegação, facilitar a atividade pesqueira e minimizar os impactos e as consequências de fortes chuvas com a alta de marés.

Uma das agendas mais importantes foi no Ministério da Saúde. Lá foi deliberado sobre os recursos para a construção da Policlínica Sul, que irá atender os bairros Bom Viver, Jardim Janaína, Marco Antônio e Mar da Pedras. A região concentra grande parcela da população de Biguaçu. “Essa agenda no Ministério da Saúde para tratarmos sobre a construção da policlínica na região sul foi de encontro ao nosso planejamento frente à gestão municipal. Iniciamos nosso governo com essa bandeira e agora já estamos colocando em prática”, destaca o prefeito Salmir.

Congresso Nacional

Durante a viagem foram visitados os gabinetes de 16 deputados federais, que receberam os requerimentos de emendas impositivas para aplicação nas áreas da Saúde, Educação, Agricultura, Tecnologia e Desenvolvimento do município.

Os gabinetes dos senadores Dário Berger, Esperidião Amin e Jorginho Mello também foram visitados pela comitiva biguaçuense.

Secretaria Nacional da Juventude

Além dos representantes do Executivo e Legislativo, o grupo foi integrado por diretores da Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu (Acibig). Estiveram em Brasília, os diretores setoriais, Djonatan Porto, Emerson Guedes e Valmir Borges Júnior, que na viagem representou a Diretoria de Assuntos Políticos do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (Cejesc).

Acompanhados pelo procurador-geral, Marcos Vinícios Gonçalves, que na oportunidade representou o prefeito Salmir, o grupo foi recebido pelo coordenador-geral de gestão da Secretaria Nacional da Juventude que estabeleceu pontos importantes para o encaminhamento de projetos na área de Ciência e Tecnologia, com foco e atuação exclusiva para os jovens.

Avaliação

O prefeito Salmir da Silva avaliou como positiva a viagem. “Conseguimos debater assuntos de grande importância para o município, buscamos informações sobre projetos e recursos que vão melhorar a vida dos biguaçuenses. Voltamos dessa viagem confiantes e com a certeza de que estamos no caminho certo e que nossa cidade irá avançar e desenvolver muito nos próximos anos”, avalia o prefeito.

Para o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza “a visita a Brasília foi muito positiva e vai proporcionar ao município a liberação d