Defesa Civil de São José participa do 1ª Seminário Catarinense de Avaliação dos Alertas
Administrador 21 Mar, 2018Representantes da Defesa Civil Municipal de São José participaram do 1ª Seminário Catarinense de Avaliação dos Alertas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), realizado na última semana, na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). No evento foram debatidos a avaliação dos alertas, conteúdo, assertividade e os fatores para a qualidade das informações repassadas para a área pública. Na oportunidade, ainda houve a oficialização da aquisição de um importante equipamento para a captação de imagens meteorológicas de satélite, a antena GOES-R.
“Temos uma diferença em relação ao restante do Brasil. Os alertas emitidos no país são responsabilidade do Governo Federal e os alertas divulgados em Santa Catarina são resultados da analise de especialistas do CIRAM e da Defesa Civil das informações divulgadas pelo Cemaden e pelos radares próprios da Defesa Civil que cobrem 100% do território Catarinense”, explica o secretário de estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.
Durante o seminário, um espaço para diálogos foi destinado aos participantes para proporcionar o compartilhamento de relatos sobre o uso dos alertas nas ações de prevenção e resposta. “É um evento importante que promove a troca de experiências e o compartilhamento de informações para que possamos efetuar um trabalho cada vez mais ágil e com a precisão necessária para auxiliar a população em situações de emergência com riscos de desastres”, comenta o diretor de Defesa Civil de São José, Telson do Nascimento.
Durante o evento, foi assinado o contrato de aquisição de uma antena para a captação de imagens do satélite GOES-R, que proporciona uma visão mais nítida da costa Leste Americana, América Central e América do Sul. Isso permite captar imagens e gerar informações com maior antecedência indicando deslocamento de massas e sistemas que possam ameaçar o Estado.
A Defesa Civil Municipal de São José também esteve presente no 2º Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil, que abordou a importância das políticas públicas e sua efetivação na redução de risco de desastres, sua inter-relação com as mudanças climáticas, modelos e opções de desenvolvimento, segurança pública, logística humanitária, ameaças e vulnerabilidades. Foram 50 palestras nacionais e internacionais, além de atividades complementares, destinadas a aumentar o senso de percepção de risco da sociedade brasileira.