Educação faz encerramento de curso voltado à alfabetização em Palhoça

Foto divulgação

O principal foco do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)é a formação dos professores, meta preconizada pela Secretaria de Educação.
 
A Secretaria Municipal de Educação realizou, no dia (07), a cerimônia de encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic/Palhoça), programa nacional realizado em parceria entre os governos Federal e estaduais, Distrito Federal e municípios. O programa define regras que visam alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Educação de alfabetização de todas as crianças até 8 anos de idade.
 
Em Palhoça, foram realizados cursos em 2017, com a participação de 188 professores e, em 2018, com 92 educadores (muitos realizaram o curso em 2017). "O principal foco do Pacto Nacional de Alfabetização é a formação dos professores, que é uma meta trabalhada pela Secretaria de Educação de Palhoça", revela a secretária Shirley Nobre Scharf.
 
A cerimônia de encerramento do curso, de 200 horas/aula, não se limitou às formalidades de praxe. Um grupo de crianças do Centro de Educação Snoopy, no bairro Ponte do Imaruim, dançou e cantou “Aquarela”, obra do compositor e cantor Toquinho, dentro do projeto “Animalfabeto, Meu Brasil Verde e Amarelo”, que é coordenado pela professora Samantha Cardoso.
 
A programação também abriu espaço para a palestra desenvolvida pela doutoranda Maira de Souza Emerick, que discorreu sobre “A formação escolar como um continuum: A Inserção e a participação dos sujeitos na cultura escrita”.
 
Ao final, houve a apresentação dos projetos desenvolvidos durante o curso do Pnaic, por alunos que se destacaram, no Grupo Escolar Professora Najla Caroni Goedert (Caminho Novo), CEI Vó Laura (Ponte do Imaruim), CEI Voo Livre (bairro Bela Vista) e CEI Criança Feliz, do bairro Rio Grande.
 
 
"Missão cumprida", comentou a coordenadora do Pnaic em Palhoça, Karina Zolia Jacomelli Alves, para quem o curso foi bem sucedido e serviu para aprimorar ainda mais a qualificação da educação voltada à alfabetização, nas escolas e creches da rede municipal de ensino.