Etapa municipal da Conferência Nacional de Educação é realizada em Biguaçu
Administrador 02 Mai, 2018Discutir políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica foi o objetivo da etapa municipal da 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae), que aconteceu no dia(26/04), em Biguaçu. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o evento reuniu representantes de escolas municipais, estaduais e particulares, da sociedade civil, pais e alunos, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).
Neste ano, o tema nacional é “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação”. As discussões acontecem com base no Documento Referência da Conferência que é estruturado em oito eixos temáticos e que norteiam essas etapas municipais, regionais e estaduais. A partir das discussões as propostas são apresentadas no Fórum Nacional de Educação (FNE).
Na etapa de Biguaçu, a organização escolheu para debate o Eixo IV - Planos Decenais, Sistema Nacional de Educação (SNE) e a Democratização da Educação: Acesso, Permanência e gestão. Na discussão do tema foram abordadas políticas educacionais à democratização, gestão e qualidade social da educação no município, a indicação de parâmetros e diretrizes que contribuam com a qualificação do processo de ensino e aprendizagem e o apontamento de requisitos para o acesso e permanência na educação básica. Ao final foram escolhidos 25 delegados, que representarão o município na etapa estadual.
Para a secretária municipal de Educação, Kátia Roussenq Bichels, “o encontro foi um espaço democrático muito importante para a construção de uma educação sistêmica nas esferas municipal, estadual e federal, na perspectiva da inclusão, da igualdade e da diversidade. Foi dado vez e voz a todos os presentes”.
Após a cerimônia de abertura, que contou com a participação da Escola de Música Reduzino Romão de Faria, aconteceu a palestra “Reflexões Necessárias, Desafios e Possibilidades na Educação”, ministrada pela professora mestre Darli de Amorim Zunino. Darli é vice-coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Santa Catarina, Coordenadora da Comissão Estadual de Sistemas da Conae/SC e vice-presidente da Comissão de Avaliação e Monitoramento do Plano Estadual de Educação (PEE/SC).
Participaram da abertura da etapa municipal os vereadores Elson João da Silva e Salete Orlandina Cardoso, a coordenadora da Conae – Biguaçu, Luiza Fagundes Neves Azambuja e a diretora de Ensino da Semed, Kátia Bernadeth da Silva.