Filmes produzidos por autistas incentivam respeito e inclusão

Foto divulgação

Uma parceria entre o projeto Núcleo de Cinema Maria Tomázia Coelho (MTC) e a Sala Multimeios da Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho incentiva estudantes com transtorno do espectro autista (TEA), deficiência intelectual e dificuldade de aprendizagem a produzirem curtas-metragens como forma de elevar seu protagonismo e autoestima, favorecendo a inclusão e a aprendizagem.

Este ano as produções audiovisuais estão sendo realizadas por 10 estudantes que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno escolar, com a orientação dos professores Eloísio Lopes, Giani Winckler, Juliana da Silveira, Luiz Ferreira e Veraline Soares.

Nesta atividade, os estudantes participam ativamente do planejamento e produção de cada filme, desde a concepção dos argumentos até a edição final.

Duas novas produções estão sendo realizadas. Uma delas é “Qual o maior desafio encontrado dentro da escola ou sala de aula?", um documentário que tem o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre algumas características e necessidades de pessoas com autismo.