Governo do Estado e prefeitos debatem transporte marítimo

Foto divulgação

O prefeito Ramon Wollinger representou o município em reunião para discutir o transporte marítimo entre as cidades de Biguaçu, Florianópolis, Palhoça e São José. Recebidos pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Hassler, os prefeitos e o secretário adjunto da Casa Civil, Matheus Hoffmann Machado, representando a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), debateram o tema que melhoraria o trânsito na região.

As autoridades presentes definiram que a Secretaria de Estado realizará um estudo ambiental e de viabilidade. Os municípios deverão apresentar até o fim de agosto suas necessidades para implantação do projeto. Em setembro, uma equipe técnica formada por representantes do Estado e dos municípios concluirá o termo de referência para dar início ao estudo de viabilidade.

No projeto inicial, existem pontos de embarque e desembarque no Centro de Florianópolis, nos bairros Campinas e Barreiros, em São José, e bairro Centro, em Biguaçu. Palhoça não está contemplada inicialmente, mas será inserida no projeto.

"A implantação do transporte marítimo ajudaria a diminuir os congestionamentos que existem diariamente na nossa região, é confortável e rápido. Paralelo a isso, devemos pensar também numa forma de integrar o transporte de ônibus ao transporte marítimo", disse o prefeito Ramon.

Participaram da reunião o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, o prefeito de Palhoça, Camilo Martins, a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, o diretor de planejamento e desenvolvimento turístico da Santa Catarina Turismo (Santur), Leandro Ferrari, além de secretários municipais.