Grupo Gestor Pró Turismo realiza encontro para debater o setor em São José
Administrador 25 Set, 2018O Grupo Gestor Pró Turismo de São José se reuniu, na sede da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (AEMFLO), na última quinta-feira (20), para debater sobre o desenvolvimento do setor no município. O encontro, que faz parte do programa Cidade Empreendedora, contou com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de São José, da Câmara Municipal, da AEMFLO/ CDL de São José e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SC).
A reunião teve ainda a participação de empresários do ramo de hotelaria, gastronomia, eventos, transporte turístico, serviços, taxistas, lazer e apoiadores do segmento. O grupo discutiu o potencial do turismo como gerador de riqueza e desenvolvimento econômico, definindo os pontos fortes e fracos do segmento, além das oportunidades, para traçar um plano de ação para o setor.
Representando a Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Schweitzer, explica que hoje o Conselho Municipal de Turismo é considerado uma política pública fundamental para o desenvolvimento do segmento, tanto pelas obrigatoriedades exigidas pelo Ministério do Turismo em relação a repasses de recursos, como fórum de planejamento participativo nas gestões locais. O objetivo é consolidar parcerias, além de proporcionar o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores socioeconômicos do município no fomento da atividade turística. “Essa coprodução agrega valor a cadeia produtiva e, com certeza, produz serviços de qualidade e experiências incríveis ao turista”, acrescenta Ana Paula.
Para o vereador Caê Martins, que também estava presente no encontro, o Município precisa reconhecer seu potencial turístico, com ênfase no eixo cultural e no de eventos. “Estamos no coração da região metropolitana e podemos acolher a todos os que vêm à Capital e região. É preciso uma legislação que possa fomentar o fortalecimento dos equipamentos da rede turística, gerando emprego e renda. Que possamos fortalecer esse eixo da Cidade Empreendedora com um conjunto de legislação favorável à cidade.” - conclui.