Idosos recebem orientações sobre como agir em situações de desastre no município
Administrador 05 Ago, 2019A Defesa Civil de São José, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, estão promovendo o “Projeto Idosos: Saiba como Agir!. O objetivo é instruir o público atendido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Idoso sobre como agir em situações de desastres e emergências no município.
O segundo encontro do projeto foi realizado na última quarta-feira (31), por meio da parceria com o Grupo de Mulheres do CRAS Areias, visando à preparação do público da terceira idade para situações de emergência, a fim de torná-los multiplicadores das ações preventivas da Defesa Civil. As conversas buscam estimular, sensibilizar e envolver a comunidade na redução das vulnerabilidades locais e no enfrentamento adequado às ameaças que permeiam o seu ambiente do dia-a-dia.
O projeto “Idoso: saiba como agir” faz parte das ações da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) e, em São José, está sendo desenvolvido pelo Setor de Serviço Social da Defesa Civil Municipal com a parceria do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas. O primeiro encontro foi realizado no início de julho na comunidade do Jardim Zanellato.
“O trabalho de prevenção é importante e ajuda a aumentar a consciência acerca dos riscos oriundos de desastres e pode auxiliar na diminuição da incidência de consequências provocadas pelos mesmos”, reforça o diretor da Defesa Civil Municipal, Telson Ronei do Nascimento, ao considerar o processo natural de envelhecimento e as vulnerabilidades oriundas deste processo.
A execução do projeto conta com o trabalho da assistente social da Defesa Civil, Cíntia Sales; e das profissionais que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – Idosos, Alessandra Zappelini e Josiane Simas.
O próximo encontro do projeto acontecerá na segunda-feira (5) em parceria com o CRAS Colônia Santana, no salão paroquial da Igreja de Santana. No local, serão realizadas rodas de conversas para repassar instruções de como agir em situações de emergência e momentos para troca de experiências vivenciadas pelos idosos participantes do projeto, visando o fortalecimento da prevenção e das consequências decorrentes dos desastres naturais.