JEP iniciam com competições de futsal e vôlei

Foto Divulgação

Com jogos de futsal masculino e vôlei feminino (ambos na categoria sub-16), iniciaram, nesta segunda-feira (17), os Jogos Escolares de Palhoça (JEP), que até o dia 30 de junho vão envolver mais de mil alunos em competições distribuídas em 11 modalidades. A abertura oficial do evento aconteceu na sexta-feira (14), com a presença de autoridades, como o vice-prefeito de Palhoça, Amaro Junior; o secretário de Educação, Gean Karlo Medeiros; e o presidente da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC), Jeferson Ramos Batista.

 

A abertura, realizada no Ginásio Caranguejão, teve apresentações artísticas e o desfile de representantes das 34 escolas participantes. “A abertura é o ponto alto deste início dos Jogos, com a participação muito efetiva de todas as escolas e de um bom público”, observou o presidente da FMEC.

 

“A competição acontece um mês antes dos Jogos Olímpicos, com uma energia muito boa, muito positiva. Fiquei muito feliz de estar à frente, representando o prefeito Eduardo Freccia na abertura destes Jogos. Desejo a todas as escolas, atletas e profissionais de Educação Física uma excelente competição”, comentou o vice-prefeito Amaro Junior, que é professor de Educação Física e conhece a fundo a relação estreita entre esporte e educação.

 

Uma relação enaltecida, também, nas palavras do secretário de Educação. “O esporte é uma ferramenta importante de formação de caráter e traz muitos valores positivos que podem ser trabalhados dentro da área da educação”, refletiu Gean Medeiros. Lembrando que o evento é organizado de forma conjunta pela Secretaria de Educação e pela FMEC.

 

Confirmaram presença nos JEP 34 escolas localizadas no município, que vão disputar competições em 11 modalidades: jiu-jitsu, judô, caratê, taekwondo, futsal, vôlei, handebol, basquete, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia. Assim como aconteceu no ano passado, os atletas serão divididos em duas categorias por faixa etária: sub-13 e sub-16.

 

O futsal masculino é a modalidade com mais times inscritos: 30 das 34 escolas participantes vão estar representadas na modalidade, que será disputada justamente no Caranguejão, palco da abertura.

 

“Iniciamos com modalidades que têm maior número de participação e os jogos desta segunda-feira mostraram times bem equilibrados tecnicamente. As equipes já vêm se preparando desde os JEP do ano passado. O que chama a atenção neste início é o trabalho dos professores de Educação Física, que estimulam seus atletas e organizam suas equipes”, avaliou Jeferson. “Os JEP vieram para ficar e já são um sucesso neste ano também. Tudo está funcionando muito bem, a equipe da FMEC está cuidando de todos os setores, desde a confecção das súmulas até a divulgação do boletim diário com todos os resultados. Então, teremos pela frente quinze dias de muitas disputas”, finalizou o presidente da FMEC.