Organizações de Palhoça correlacionam projetos sociais à Agenda 2030 da ONU por meio do Programa Selo Social

Foto Divulgação

O servidor público da Prefeitura de Palhoça Rodrigo Tramonte, que é cartunista e caricaturista profissional, tem sido convidado para vários eventos organizados para debater políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência. No dia 1º de agosto, Rodrigo, que é autista, participou do “Diálogo transversal para a elaboração do Plano Viver sem Limite 2, para promoção dos direitos das pessoas com deficiência”, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

 

O diálogo transversal teve como objetivo ouvir o movimento social das pessoas com deficiência e de toda a comunidade acerca das propostas e diretrizes sobre esses temas. “Enquanto cidadão autista, sei o quanto é difícil conseguir atendimento profissional adequado, matrículas em escolas e faculdades, oportunidades no mercado de trabalho, iniciar e manter relacionamentos afetivos (como aborda a série da Netflix “Amor no Espectro”), ter as nossas ideias e pensamentos levados a sério, etc.”, reflete Rodrigo.

 

O evento na Ufsc contou com a participação do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. “O acesso a profissionais capacitados e experientes na área de autismo ainda é um privilégio para poucos cidadãos, visto que muitos destes profissionais atendem apenas de forma particular. Então, é de suma importância o Governo Federal tomar esta iniciativa de abrir espaço para que os cidadãos autistas e seus familiares e redes de apoio e atendimento colaborem com o desenvolvimento das políticas públicas”, acrescenta o servidor da Prefeitura de Palhoça.

 

O cartunista também foi convidado para participar de uma mesa redonda na Bienal do Livro, que será realizada em setembro, no Rio de Janeiro.

 

 

Sobre o servidor artista

 

 

Rodrigo Tramonte é servidor da Prefeitura de Palhoça e atua no Centro Cultural Laudelino Weiss. Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em 2003, tem pós-graduação em Produção Multimídia, é cartunista e caricaturista profissional, especializado na criação de desenhos digitais.

 

Rodrigo conta que desenha desde criança. Ele já teve trabalhos selecionados em eventos como o 11º Salão Universitário de Humor de Piracicaba (2003), o Anima Mundi Celular (2007 e 2008), o 27º Salão Internacional de Humor do Piauí (2010) e a 1ª Mostra de Humor de Jaraguá do Sul (2010), com o primeiro lugar na categoria Charge.

 

Antes de entrar na Prefeitura de Palhoça, já trabalhou com criação de personagens, editorial, quadrinhos, storyboards, humor, cartoon e caricaturas. Seu trabalho mais reconhecido foi o livro “Humor Azul”, lançado em 2015 e que conquistou o Brasil, tratando o tema do autismo com muito bom humor. Outro trabalho de destaque foi a participação na coletânea Super Contos da Ilha, que já teve duas edições lançadas, em 2019 e em 2022.

 

Rodrigo também é frequentemente chamado para fazer palestras sobre autismo em escolas, faculdades e empresas.

 

Para conhecer mais sobre o trabalho artístico do servidor público municipal Rodrigo Tramonte, acesse: behance.net/rodrigotramonte ou instagram.com/rodrigo.tramonte.