Pacientes aprovam a nova gestão do Hospital Florianópolis
Administrador 13 Mar, 2018A mudança da situação crítica em que se encontrava a unidade hospital foi o grande desafio do Governo do Estado na área da saúde aqui na Grande Florianópolis.
Quinze dias após o rompimento do contrato da Secretaria do Estado da Saúde (SES) com a Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), o Hospital Florianópolis (HF) voltou a ser referência para os Municípios da região. “Queremos que as pessoas sejam atendidas nas suas regiões”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Acélio Casagrande, no dia 22 de janeiro, ao ser empossado titular da pasta. Desafio lançado, desafio aceito.
O principal teste do novo titular estava logo após a ponte, na região continental da Capital: o Hospital Florianópolis. Com salários dos funcionários atrasados e a falta de medicamentos e materiais básicos para atender a população, decidiu por rescindir o contrato com a organização social (OS) que administrava a unidade de saúde desde 2014.
A nova gestão ficou a cargo do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS), em caráter emergencial, por um período de 180 dias, a contar do dia 26 de fevereiro de 2018.
O jornal Notícias esteve na Unidade e obteve a informação, através de funcionários que preferiram não se identificar, que já há uma sensível mudança na gestão do Hospital, com foco no atendimento da população da saúde das pessoas.
Entenda o caso
• Desde final de novembro de 2017, o Hospital Florianópolis apresentava problemas com falta de funcionários e materiais. Esses fatores levaram à suspensão dos serviços no dia 27, o que motivou o ajuizamento de uma ação pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) exigindo a retomada dos atendimentos.
• No dia 28, o juiz Luís Francisco Delpizzo Miranda, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital, concedeu uma liminar determinando que a SPDM mantivesse o atendimento regular no Hospital Florianópolis, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia, em caso de descumprimento.
• Em fevereiro, a SES notificou duas vezes a SPDM para que a instituição restabelecesse os serviços, a compra de insumos, materiais e medicamentos. E na sexta-feira, 23, a SES expediu notificação para a SPDM anunciando o fim do contrato de gestão, uma vez que a comissão da SES já havia constatado irregularidades.
• O contrato de gestão 02/2013, celebrado com a SPDM, previa a manutenção e o desenvolvimento das estruturas físicas do hospital, de insumos e medicamentos, contratação de pessoal para a prestação dos serviços de atendimento ambulatorial, cirurgias e demais procedimentos.
• No dia 23 de fevereiro, o contrato foi rescindido.
• O dia 26 de fevereiro de 2018 foi o marco do processo de retomada dos serviços prestados à saúde pública no Hospital Florianópolis.
O Notícias ouviu alguns pacientes que aguardavam por atendimento:
Para a moradora de São José, Roselene Santos, o atendimento no Hospital Florianópolis melhorou e o termômetro são os familiares: “O atendimento melhorou bastante nos últimos dias. Minha mãe precisou de atendimento e achou que elogio o atendimento”.
O aposentado Alécio de Jesus, de 51 anos, precisou na manhã desta terça (13) de atendimento na emergência do HF e gostou da mudança: “Fui atendido muito rápido. O atendimento está muito bom.”
A gerente de enfermagem, Tainá Luiza Gerent conta que sempre esteve preocupada com a relação paciente e funcionários e que agora já percebe mudanças nesta relação. “A relação está muito mais humanizada”. Ela destaca, por exemplo, a grande ação que marcou o Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8 de março, quando funcionárias distribuíram flores para as pacientes e depois tiveram momentos de tratamento de beleza, com o apoio de voluntários.