Palhoça realiza 17º Seminário Municipal de Assistência Social

Foto Divulgação

A Prefeitura de Palhoça, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na última sexta-feira (19) o 17º Seminário Municipal de Assistência Social de Palhoça (17º SMASP). O encontro aconteceu das 13h30 às 18h15, na Casa do Educador de Palhoça, reunindo cerca de 80 servidores da rede socioassistencial.

A programação contou com momentos culturais, palestras e debates. A abertura foi conduzida por Douglas Garcia, que apresentou a pauta da Vigilância Socioassistencial. Em seguida, houve a recitação de um poema que marcou simbolicamente o início dos trabalhos.

Na sequência, representantes da Frente Única pela Política do Cuidado de Santa Catarina (FUPC-SC), Andrey Victor Souza Santiago, Claudio Rodrigo Pessanha e Sebastião Nunes de Amaral Neto, compartilharam reflexões sobre o fortalecimento da política do cuidado no Estado. O seminário também contou com a palestra “Do privado ao político: o cuidado como questão de todos nós”, ministrada pela Débora Barbosa, assistente social da Gerência de Gestão do SUAS/SEAS.

Após o intervalo, o público acompanhou a apresentação da enfermeira Camila Trindade Coelho conduziu a roda de conversa sobre a Política Nacional do Cuidado (Lei n. 15.069/2024), que estimulou a troca de experiências e perspectivas entre os participantes.

Para o coordenador da Educação Permanente, Claudemir Osmar da Silva, o seminário representou um momento estratégico de formação e diálogo: “o encontro fortaleceu a formação continuada dos trabalhadores do SUAS e ampliou o debate com a comunidade, reafirmando a importância do cuidado como princípio norteador da assistência social.”

O 17º SMASP reforçou o compromisso de Palhoça com a promoção de políticas públicas voltadas ao cuidado e à valorização da vida em sociedade.