Prefeita Adeliana faz a entrega de material do Programa Escola da Inteligência no CEM Luar

Foto divulgação

Reunir as famílias na unidade escolar, em um momento de lazer, para conhecer de mais perto os responsáveis pelas crianças. Essa é a proposta do Centro Educacional Municipal (CEM) Luar, no bairro Serraria, ao promover a Festa da Família. Na noite desta do dia (27), o evento reuniu professores, alunos e familiares para prestigiarem apresentações artísticas e culturais, seguidas por um lanche festivo. Durante o evento, a prefeita Adeliana Dal Pont e a secretária da Educação, Lilian Sandin Boeing, fizeram a entrega do material didático do Programa Escola da Inteligência (EI), que será aplicado para as turmas do 1º ao 9º ano da unidade, e da reforma das quadras de esporte.

A diretora do CEM Luar, Suziane Maria Gesser, parabenizou a prefeita Adeliana e sua equipe por abraçarem com tanta força a Educação no município. “Gostaria de agradecer a reforma, a ampliação e a revitalização dos ambientes e, mais recentemente, das quadras esportivas, bem como pelo esforço incansável em manter como prioritária a Educação em São José. Também quero agradecer pelo apoio em definir nossa comunidade como precursora no Programa EI, disponibilizando um material tão significativo para os alunos e suas famílias, que implementará uma cultura para despertar a inteligência emocional e construir relações mais saudáveis entre todos”, destacou Suziane.

A diretora aproveitou o momento para explicar a importância do Ginásio para a escola e solicitar uma reforma à prefeita, que atendeu prontamente o pedido. “Como a maior alegria de ser prefeita é poder atender reivindicações da comunidade, é com imenso prazer que eu autorizo a secretária Lilian iniciar o processo de licitação para reforma do ginásio, pois sei que é uma ferramenta muito importante e bastante utilizada por todos vocês”, anunciou a prefeita Adeliana Dal Pont.

A prefeita ainda conversou com os presentes sobre a obra de construção do CEI Luar, que possibilitará a abertura de cerca de 180 novas vagas para a educação infantil. Adeliana anunciou também a instalação de um totem na praça localizada na comunidade, para garantir maior segurança dos moradores, com câmera de monitoramento 24 horas e um botão que, quando acionado, permite o contato direto com a Guarda Municipal de São José.

Para a secretária da Educação Lilian Sandin Boeing, o mentor do material, Augusto Cury, acredita que o investimento na Educação é o empreendimento que transforma a sociedade. “A prefeita tem acreditado nisso desde o início de sua gestão e hoje estamos entregando mais uma prova disso. Usufruam muito esse programa que é referência nacional, pois o conteúdo é muito rico. Em suma, resgata a autoestima, constrói os valores e fortalece os laços”, finalizou Lilian.

A prefeita Adeliana fez a entrega simbólica do material para os alunos Vicente Bozano Golveia, do 2º ano do ensino fundamental, e Davi Nunes Silveira, do 7º ano. Também estiveram presentes na solenidade a secretária adjunta da Educação, Daniela da Silva Fraga; a presidente da Associação de Pais e Professores (APP), Joice Alessandra da Silva; a diretora de Ensino, Cláudia Macário; a assessora pedagógica Alzira da Rosa; a assessora do projeto (EI) Lenice Cauduro e a psicóloga Ana Brasil.

Festa da Família

Diversas atrações emocionaram o público presente, dentre elas a apresentação da Banda Marcial Sons do Amanhã, conduzida pelo maestro Zeriky de Souza; a música Não Custa Nada e o solo de Can’t help fallin in love, que ficou famosa na voz de Elvis Presley. Ao som do violoncelo do professor de inglês Arthur Nunes, as crianças dos anos iniciais cantaram três músicas, sendo elas: I can sing a rainbow, Bingo e Twinkle twinkle little star. Também houve apresentação de Zumba e do projeto Mexa-se.

Programa Escola da Inteligência

O Programa Escola da Inteligência visa trabalhar a gestão emocional dos educandos e suas famílias, a importância da saúde emocional para alicerçar as relações familiares e sociais da comunidade escolar. E é fundamentado na teoria da inteligência multifocal do psiquiatra, psicoterapeuta, pesquisador e escritor Augusto Cury, que busca trabalhar as competências sociais e emocionais tão necessárias frente aos conflitos da sociedade atual.

Os pais também são motivados no sentido se serem conscientizados sobre a importância de sua atuação para o desenvolvimento emocional e cognitivo de seus filhos. Os alunos são estimulados a desenvolver competências emocionais que lhes garantam a saúde emocional, sendo que os professores e a comunidade escolar têm a oportunidade de aprimorar o desenvolvimento emocional e propiciar mais qualidade de vida à comunidade educacional.

O projeto é desenvolvido por meio de materiais didáticos diferentes para cada ano, com um tema específico e adequado à idade e também para as famílias. São oferecidas palestras, encontros e assessoramento, além do diferencial em buscar a formação integral do ser humano, para que a gestão de suas emoções contribua no seu desenvolvimento cognitivo.