Prefeito de São José participa da formatura da turma do CEM Vila Formosa
Administrador 25 Dez, 2023Com o objetivo de celebrar as conquistas dos alunos matriculados na rede municipal de ensino, que terminaram este ano o Ensino Fundamental, o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, participou na noite desta sexta-feira (15), no auditório do Centro de Educacional Municipal (CEM), Antônio Francisco Machado, o Forquilhão, da cerimônia de formatura da turma de 91 do CEM Vila Formosa, localizado em Forquilhas. Ao todo, 18 alunos concluíram esta etapa e participaram da solenidade de colação de grau que teve como oradora a formanda, Camila Coelho Santana, 16 anos.
O prefeito falou que a gestão municipal está participando de todas as formaturas em São José como forma de valorizar os estudantes, os pais e os professores. Como há de três a quatro eventos por dia neste fim de ano, ele, o vice-prefeito Michel Schlemper, a secretária de Educação, Rose Bartuchescki, a secretária adjunta, Cláudia Mácario, e a coordenadora do Ensino Fundamental, Cláudia Muniz, estão dividindo a tarefa de prestigiar os eventos.
“Quero parabenizar a direção, os professores, e os alunos que são os atores principais dessa solenidade. Os professores que, na verdade, eu sempre falo que há profissões que não são profissões, são missões. E o professor é uma dessas. Ser professor ou professora é ser o pai de todas as profissões”, destacou Orvino. Ele aconselhou os alunos a continuarem os estudos. “Não parem por aqui, é uma etapa importantíssima, mas sigam em frente, estudem mais. Só vamos melhorar o Município, o Estado e a União com a educação, não existe ferramenta mais adequada do que a educação”.
A diretora Maria Jaqueline da Silva Santos lembrou em seu discurso a caminhada dos alunos que chegaram à formatura depois de 9 anos de estudos salientando ter tido o privilégio de poder acompanhar a fase final da formação. “Esse momento é muito importante, é um momento de fechamento de um ciclo educacional, é uma emoção celebrar junto às famílias e os colegas”. Emocionada, ela também aconselhou os formandos a continuarem os estudos.
A oradora da turma, Camila Coelho Santana, também emocionada, disse que inicialmente não conhecia os demais colegas e que somente com o passar do tempo começou a entender quem eles eram a perceber bastantes coisas deles. “Essa formatura representa o fim de um círculo que foi bastante desafiador, que nos ensinou muito. E eu sei que, por mais que a gente tenha passado por coisas, foi para o nosso bem, e que foi para nos preparar para coisas que vão vir, tipo ensino médio, vai ser bastante difícil. Mas, a gente vai chegar lá e vai lembrar desse ano, vai lembrar desse círculo que a gente teve amigos, que sempre esteve com nós, e sempre vai estar, mesmo longe”.