Prefeito Eduardo Freccia entrega certificados aos guardas municipais

Foto divulgação

O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, recebeu, na manhã desta quinta-feira (24), em seu gabinete, a primeira turma de guardas municipais de Palhoça, formada na Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal (UniPRF), em um curso de formação pioneiro no país. O curso foi concluído em dezembro do ano passado, e nesta quinta-feira, o prefeito Eduardo entregou os diplomas aos guardas municipais formados.

“Ninguém era obrigado a ir, e todos os que participaram concluíram o curso. Ouvi muitos falarem o quanto era difícil, e não vi ninguém desistir. Por isso, parabéns e sucesso, continuem fazendo este trabalho importante para o município, porque o cidadão merece”, refletiu o prefeito Eduardo, comentando que a Prefeitura seguirá investindo em segurança pública e a tendência natural é a de que, em dois anos, Palhoça conte com uma Guarda Municipal “completa”.

Pioneirismo

Tudo começou na gestão do ex-prefeito Camilo Martins, que criou a Guarda de Trânsito de Palhoça, posteriormente transformada em Guarda Municipal em julho de 2020, por meio da Lei Municipal 098. A Guarda Municipal só passou a operar em janeiro de 2022, com o encerramento do prazo de impedimento para a criação de novos cargos na administração pública imposto pelo Governo Federal no Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus.

 

Para estarem aptos às novas funções, os guardas municipais precisam passar por um curso, que foi articulado pelo secretário de Segurança Pública, Alexandre Silveira de Sousa, junto ao comando da PRF, em Brasília (DF). Foi a primeira vez no país que integrantes de uma guarda municipal foram formados na UniPRF, em um curso pioneiro. “Recebemos, recentemente, uma comissão do município de Navegantes, eles queriam saber como foi feito o nosso processo de Guarda de Trânsito para Guarda Municipal, e também sobre o curso na PRF. Então, Palhoça foi pioneira e estamos nos transformando em uma referência”, comemora o secretário Alexandre.

A expectativa é a de que todos os 34 agentes de trânsito de Palhoça passem pelo curso de formação na UniPRF, e só então estarão aptos a desempenhar a nova função, como guardas municipais – enquanto não realizarem o curso, eles podem atuar, mas com restrições.

A primeira turma formada na UniPRF contou com 14 agentes, que viveram três meses intensos, marcados por uma formação profissional de qualidade, com aulas em várias áreas, como: armamento e tiro, defesa pessoal, atendimento pré-hospitalar, fiscalização, fiscalização ambiental, abordagem e direitos humanos. A nova turma deve iniciar o curso em março, e a expectativa é a de que os 20 agentes restantes possam participar da formação.

“Gostaria de dizer que foi um grande aprendizado, nunca é demais buscar o conhecimento. A gente só tem a crescer. Parabéns aos amigos que foram lá, não afrouxaram a corda e bem representaram Palhoça”, expressou o guarda municipal Hewerton Pereira, na solenidade desta quinta-feira, em que recebeu o certificado de conclusão do curso das mãos do prefeito Eduardo. “Nós vamos trabalhar para melhorar, sempre, buscando conhecimento e batalhando para sermos a melhor Guarda Municipal do Brasil”, projeta Pereira.