Prefeitura de Biguaçu realiza limpeza da Lagoa do Amilton
Administrador 12 Nov, 2018Em ação da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Biguaçu (Famabi) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Transportes (Sedut), a Prefeitura iniciou na semana passada os trabalhos de limpeza e manutenção no Parque Urbano Municipal Lagoa do Amilton, no bairro Praia João Rosa.
Entre os serviços que estão sendo executados, destaca-se a roçada do extenso gramado existente no parque e a limpeza do lago. Além disso, foi realizada a manutenção da rede de tubulação que liga a lagoa ao mar através do Rio Caveiras e que estava assoreada, impedindo a passagem da água.
“Temos observado que nas últimas semanas houve uma aceleração na floração das algas existentes no lago. Isso é normal, pois as algas são nativas deste sistema e a reprodução é favorecida pela temperatura. Temos aplicado sob orientação técnica, algicida, um produto usado para combater o crescimento das algas e que não tem impacto sobre as outras espécies que vivem naquele ecossistema”, comenta a superintendente da Famabi, Danubia Leal.
O secretário Claudemir Aires, popular Chapecó, supervisiona a equipe de trabalhadores que realiza a limpeza do local. “Encerramos hoje as atividades de roçada no gramado e remoção de vegetação que foi podada. Nossa equipe também recolheu grande quantidade de lixo descartado irregularmente pelos frequentadores da Lagoa. Agora vamos nos concentrar na limpeza e remoção de vegetação dentro da água”, destaca Aires.
O parque
Inaugurado há pouco mais de três anos, o Parque Urbano Municipal Lagoa do Amilton, o primeiro da cidade, tem área de aproximadamente 24 mil metros quadrados e foi declarado como Área de Utilidade Pública no ano de 2011.
O local é bastante frequentado pela comunidade que conta com pista de caminhada, parque infantil, mesas para jogos e wi-fi gratuito. O espaço possui câmeras de segurança que são monitoradas 24 horas por dia na Central de Vigilância Monitorada da Prefeitura.
Para que haja a o tratamento dessa água e favorecimento na sua oxigenação foi instalada uma sequência de jardins formados por diferentes tipos de plantas aquáticas filtrantes. Cada jardim tem raízes capazes de absorver e filtrar determinado tipo de resíduo promovendo, assim, a despoluição da água. No local existe grande variedade de peixes, crustáceos e aves.