Prefeitura de Palhoça anuncia Operação Verão com patrulha náutica

Foto divulgação

A Prefeitura de Palhoça realizou  a primeira reunião de preparação da Operação Verão 2018/2019, que reúne ações de diversos segmentos para a temporada com o objetivo de suprir a demanda de serviços prestados aos moradores e visitantes. A Operação Verão vai acontecer a partir do início de dezembro, com previsão de se estender até o Carnaval.
 
Participaram da reunião, além do prefeito Camilo Martins, o vice-prefeito Amaro Júnior, titular de Turismo, Marcelo Prim, os secretários Isnardo Luiz Brant (Fazenda), Edson Guizoni (Serviços Públicos), Eduardo Freccia (Infraestrutura). O ex-secretário de Turismo, Adriano Mattos, que está ocupando uma cadeira na Câmara Municipal, representou o Legislativo no encontro. A Operação verão envolve também agentes da Secretaria Defesa do Cidadão, Secretaria de Saúde, Samae, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Assistência Social, Fundação Municipal de Esporte e Cultura.
 
 
No mesmo encontro, o prefeito Camilo Martins empossou os novos membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), gestão 2018/2020, em cumprimento ao que está disposto no decreto nº 2.397, de 12 de setembro de 2018. Os 15 membros efetivos do Comtur representam o Poder Executivo Municipal, o Legislativo, Faculdade Municipal de Palhoça, CDL, Acip, Senac, segmentos do comércio, como bares, restaurantes, pousadas, hotéis, turismo náutico, agências de turismo, associações de moradores, representantes do Surf pró Guarda.
 
De acordo com o prefeito Camilo Martins, a operação  será repetida e melhorada, com base nos anos anteriores, a fim de oferecer segurança e conforto aos moradores de Palhoça e turistas. Todas as secretárias e órgãos da administração municipal serão mobilizados de forma integrada, afirmou. "A integração das secretarias para coordenar ações na temporada, garantem serviços públicos de qualidade, com conforto e segurança. Possíveis erros do passado serão corrigidos e nossa meta é ampliar os serviços públicos, com infraestrutura e emprego de equipamentos e pessoal qualificado. Empreender para atrair o turista é um desafio, mas os números garantem que Palhoça está no caminho certo", avalia.
 
O planejamento propõe a manutenção de serviços e atividades esportivas e de recreação, criados em anos anteriores, e o lançamento de novas propostas. A agenda prevê um calendário de eventos organizado, infraestrutura adequada, segurança, limpeza e atendimento eficiente ao turista. A temporada de verão 2018/2019 será maior, em virtude do Carnaval ser em março, o que estenderá a permanência de turistas e a população itinerante nas praias.
 
Dentre as propostas, apresentadas na reunião desta terça-feira, estão a reativação das arenas esportivas, incluindo uma programação abrangente. A programação recreativa e de iniciação esportiva deverá contar com a contribuição de professores do processo seletivo para trabalhar nas praias. Dentro da proposta de infraestrutura, a Prefeitura já está ultimando detalhes para: licenciamento de quiosques, food trucks e ambulantes; instalação de chuveiros e banheiros químicos; acessibilidade aos cadeirantes (esteiras na areia e cadeiras anfíbias); vistoriar as condições das instalações dos postes guarda vidas; monitorar a qualidade da água do mar e foz dos rios, através de convênio com a Samae; analisar a necessidade de reforço de energia.
 
O planejamento prevê, ainda, o aumento da fiscalização, com agentes de Obras, Tributos e Ambiental, criação de horários alternativos de ônibus, nas linhas da Jotur, e um itinerário da Santo Anjo, linha Porto Alegre Florianópolis, passando pelas praias de Palhoça. Além disso, será criada uma “casa GG”, na Guarda do Embaú, para abrigar efetivos da PM e agentes de trânsito. Na agenda da Prefeitura também consta a implantação do Centro de Atendimento ao Turista, além das praias, no Morretes e Passagem do Maciambu e o lançamento do Guia de Verão Palhoça 2019.
 
Marcelo Prim, Secretário Municipal de Turismo, ressaltou a importância do trabalho desempenhado pelo Comtur, com seus membros envolvidos em atividades de empreendedorismo, sugerindo obras e fiscalizando a execução. “É uma parceria que deu certo. O conselho é parceiro em várias atividades e isso tem ajudado muito a administração municipal a melhorar a qualidade dos serviços públicos voltados ao turismo”, afirmou.
 
Representando o comando do 16º Batalhão de Polícia Militar, o tenente Barcellos disse que a segurança terá prioridade na temporada. O tenente Pereira, subcomandante do Corpo de Bombeiros revelou que 60 guarda-vidas atuarão nas praias de Palhoça.
 
Patrulha Náutica
 
Uma novidade dessa Operação Verão será a “Patrulha Náutica”, que vai operar por meio de uma parceria entre a Capitania dos Portos e o Corpo de Bombeiros de Palhoça, visando empreender a fiscalização de embarcações em circulação em águas das baías do município, além de oferecer apoio a ocorrências diversas, principalmente o resgate de vítimas de afogamento.