Prefeitura de Palhoça entrega primeiros óculos do programa Criança com Visão

Foto divulgação

A Prefeitura de Palhoça deu início a entrega dos primeiros óculos de grau, do Programa Criança com Visão, na última segunda-feira (20). Nessa primeira etapa 40 crianças de escolas da região sul foram beneficiadas. Até o final do ano a Secretaria de Educação pretende distribuir aproximadamente 600 unidades. O prefeito Camilo Martins participou diretamente da entrega de óculos nas escolas Professora Olga Cerino, no bairro Guarda do Embaú, nas localidades de Rincão, Albardão e CEI Nova Geração, do Balneário Pinheira.
“Esse é apenas o início desse projeto que vai ajudar tantas crianças no município. Sabemos como isso é importante para garantir qualidade na aprendizagem de cada uma delas", ressalta o prefeito.
A distribuição dos outros 16 óculos de grau dessa primeira etapa, deverá acontecer nos próximos 15 dias. Os destinatários são crianças de até 5 anos de idade, que frequentam cinco creches da região central.
 
O programa Criança com Visão está acontecendo em duas etapas, simultaneamente. Enquanto uma equipe continua trabalhando com os testes de acuidade e o passo seguinte, que é o exame de visão, outro grupo de funcionários ligados à Educação realiza a entrega dos primeiros aparelhos de correção visual.
 
 
O programa
 
O lançamento do programa – que disponibiliza óculos de grau a todos os estudantes de 5 a 15 anos da Rede Municipal de Ensino, que apresentarem algum tipo de dificuldade visual – aconteceu no início de abril, em cerimônia no salão de reuniões da Prefeitura. Desde então, a Secretaria de Educação passou a coordenar o programa, que tem como primeira etapa o exame de acuidade visual, seguindo um cronograma por bairro. Quando detectada alguma deficiência, a criança é encaminhada ao Optometrista.
 
Quando constatada a necessidade de uma criança usar óculos de grau, os pais são convocados, para opinar sobre a escolha do tipo de armação. Segundo o coordenador técnico do programa, Alex Sandro Schwider, serão entregues óculos modernos, evitando aqueles modelos denominados fundo de garrafa, que as crianças odiavam e até deixavam de usar por causa da estética.
 
Segundo previsão da Secretaria de Educação, até o final do ano serão efetuados cinco mil testes de acuidade visual, o que definirá a capacidade da visão de cada aluno, em distinguir destalhes de contorno e forma. O Optometrista, contratado pela prefeitura, é o profissional que define quem precisa usar óculos de grau. Os testes estão revelando que mais de 20% das crianças, das creches e escolas da rede pública municipal, estão com algum tipo de deficiência visual.