Prefeitura de Palhoça organiza reaproveitamento de casca do marisco
Administrador 28 Jul, 2022A Prefeitura de Palhoça, por meio da Secretaria de Agricultura do município, está organizando uma forma de reciclar a casca do marisco e usá-la para incrementar as produções de hortaliças, frutas e até as pastagens. “Pegaremos o que antes ia fora e distribuiremos para nossos agricultores. Temos uma grande produção de mariscos em Palhoça e toda casca era jogada no lixo, fizemos um estudo e, agora, isso vai servir para dar mais vida aos nossos campos”, exclamou o secretário de Agricultura da cidade, Adelino Machado Keka.
A casca do marisco será coletada nas indústrias de beneficiamento, que retiram o marisco e descartam as cascas, além dos locais onde os produtores artesanais estão instalados. Depois de secas ao sol, as cascas do marisco são trituradas e servem à agricultura como uma espécie de calcário. “Através de resultados já obtidos, a utilização dos resíduos da maricultura são grandes fontes de nutrientes e que podem ser utilizados na agricultura em forma direta nas lavouras e também em compostagem. Também podem ser utilizadas em hortas escolares e hortas comunitárias. Agora vamos dar utilização a essa grande quantidade de resíduos que eram desperdiçados pelo nosso município de Palhoça”, explicou o extensionista e engenheiro agrônomo da Epagri, Edson Carlos de Quadra.
O funcionamento das entregas dos sacos com a casca do marisco já triturada será ordenado pela parceria entre a Prefeitura de Palhoça e a equipe da Epagri instalada no município. Os produtores irão pedir um estudo do solo, que será realizado de forma gratuita pela Epagri, e, atestada a necessidade, o município irá entregar aos agricultores o material necessário para incrementar as produções. “O ciclo do marisco que estamos completando é o símbolo de que Palhoça é a cidade onde o trabalho constrói o futuro. Somos responsáveis por 65% da produção marisqueira do Brasil, os maiores produtores, e, agora, vamos usar os descartes dessa produção para ajudar nossos agricultores. É um projeto que cria uma cadeia de produção perfeita entre o desenvolvimento econômico e a relação disso com o meio ambiente”, enfatizou o prefeito de Palhoça, Eduardo