Procon de Palhoça alerta os consumidores para Black Friday

Foto divugação

Comerciantes e lojistas de todo o Brasil se preparam para um dos eventos mais aguardados do ano no segmento, a Black Friday, que acontece em todo o país nesta sexta-feira (25). O Procon de Palhoça vai monitorar as atividades do comércio neste dia, para evitar abusos.

Em todos esses anos de Black Friday, já foram registradas inúmeras fraudes, falsas promoções e práticas abusivas que prejudicaram milhares de consumidores desavisados. 

“O Procon de Palhoça está monitorando as principais redes varejistas de Palhoça desde o início do mês de novembro. O monitoramento se faz necessário para que as empresas não aumentem os preços às vésperas da Black Friday, para, quando chegar o dia, dar um falso desconto”, alerta o secretário municipal de Defesa do Cidadão, Diego Campos Leonel (Biriba).

O Procon de Palhoça orienta o consumidor com dicas para não cair em golpes. Confira abaixo!

Dicas do Procon de Palhoça para a Black Friday

* Desconfiar de promoções "exageradas", em que o produto desejado apareça com mais de 80% de desconto. Suspeite quando houver desproporção entre o valor ofertado e o valor de mercado. Nesse sentido, a dica é buscar as ofertas do mesmo produto em outros lugares. Também é importante que os consumidores leiam as letrinhas miúdas e vejam o regulamento dos termos e condições das promoções. 

* Em caso de compra pela internet, verificar se os sites são verdadeiros, principalmente nas compras feitas através de links recebidos por mensagens de aplicativo ou outros canais. Golpistas criam perfis de lojas famosas e patrocinam posts nas redes sociais para enganar o consumidor. 

* Em casos de primeira compra em empresa desconhecida: verificar a reputação da empresa. Hoje existem boas ferramentas que permitem afirmar se uma empresa é confiável ou não, como os sites "Reclame Aqui" e "Consumidor.gov.br". Nesses sites, é possível ver também os problemas mais comuns e o encaminhamento dado a cada caso pelas empresas.

* Evite pagamentos através de boleto ou PIX. Dê preferência para os pagamentos através de cartões de crédito, que estão sujeitos à validação e a um maior suporte da operadora do cartão. Se for pagar por PIX ou boleto, verificar sempre se os dados do beneficiário coincidem com o nome da marca ou da empresa que está no boleto.