Professora da rede municipal da Capital apresenta trabalho nos Estados Unidos
Administrador 22 Mai, 2024A professora de Educação Especial, Sheila Torma Rodrigues, apresentou nos Estados Unidos uma experiência da rede municipal de ensino de Florianópolis de atendimento aos estudantes com altas habilidades/ superdotação. Ela expôs o trabalho no Simpósio de Pesquisa e Desenvolvimento de Talento (The Wallace Research Symposium on Talent Development) na University de Connecticut. A professora atua na Sala Multimeios do Núcleo de Educação Infantil Municipal Doralice Maria Dias.
Em 2019, Sheila Rodrigues iniciou uma triagem de altas habilidades/superdotação na Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus, que culminou na identificação de 20 crianças e adolescentes com este indicador no ano de 2023. Foi esta experiência que ela relatou nos Estados Unidos nesta segunda-feira, dia 20 de maio.
A professora frisa que, conforme Joseph Renzulli , pesquisador da área, na Universidade de Connecticut, o comportamento superdotado implica grande persistência e envolvimento com determinada tarefa , que faz com que vá até a conclusão do que se propõe.
Outra característica é a capacidade acima da média, em qualquer área, podendo ser na matemática, esporte, música, e assim por diante. Possui também alto nível de criatividade e pensamento divergente.
Sheila Rodrigues alerta que, no entanto, nem todas as pessoas desenvolvem este comportamento e manifestam os três traços característicos. “Isto pode se dar devido à falta de estímulos do ambiente familiar ou escolar ou por questões emocionais, como baixa autoestima e perfeccionismo negativo.
Na rede municipal de ensino de Florianópolis há 101 estudantes com altas habilidades-superdotadas.
A professora trabalha há 22 anos com esta área. Já foi presidente da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação e é sócia-fundadora e membro do Conselho Brasileiro para Superdotação.