Professores são preparados para prestarem primeiros socorros em unidades da rede municipal da Capital

Foto Bombeiro pondo equipamentos de segurança em aluno da rede.

Nesta sexta (30/6), a Secretaria de Educação de Florianópolis inicia mais uma formação em Percepção de Risco e Primeiros Socorros. O curso vai capacitar professores e demais profissionais do magistério para procederem em caso de emergências e acidente no cotidiano da comunidade escolar ou mesmo em suas residências.

Além disso, irá atender aos requisitos da Lei Lucas. A Lei Federal (13722/2018) obriga as escolas, públicas e privadas, e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.

A formação ocorrerá principalmente no Centro de Educação Continuada da SME, na Rua Esteves Júnior, 280, em quatro encontros, das 13h às 17h. 

Os educadores realizarão visitas a quartéis do corpo de bombeiros, exercícios práticos de princípios de incêndio, afogamentos, além de simulados com feridos e diversas oficinas construindo os próprios conceitos de atendimento de emergência.

Os simulados serão feitos em ambientes reais, como creches, refeitórios, piscinas, princípios de incêndio em lixeiras e materiais eletroeletrônicos.

Em parceria com agências de atendimento emergencial, em especial com o 1° Batalhão de Bombeiros Militares, o curso vem capacitando desde 2005 professores e funcionários da educação fundamental e Infantil.