Programa Criança com Visão já atendeu mais de 1.500 alunos da rede pública municipal

Foto divulgação

Nesta semana, a Prefeitura de Palhoça entregou mais 113 óculos de grau para alunos de creches e escolas, nos bairros Barra do Aririú (e loteamentos vizinhos), Aririú e Rio Grande. Desde o lançamento, em abril de 2018, o programa Criança com Visão já beneficiou mais de 1.500 estudantes, de 5 a 15 anos, da rede pública municipal.

Na manhã de segunda-feira, 27 crianças de três Centros de Educação Infantil foram atendidas com óculos de grau. O ato de entrega ocorreu no CEI São Tomé, bairro Barra do Aririú (Vila Nova). Em seguida, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Educação fizeram a entrega de 38 óculos a estudantes da Escola Básica Municipal Nossa Senhora de Fátima, conhecida como “escola da Gruta”, no bairro Aririú.

E, na manha desta quarta-feira, o programa Criança com Visão disponibilizou 48 óculos de grau para estudantes do Grupo Escolar Professora Evanda Sueli Juttel Machado, bairro Rio Grande

Criador do programa, o prefeito Camilo Martins defende o Criança com Visão, por considerá-lo mais uma ferramenta para facilitar o desenvolvimento do estudante na escola. "O programa Criança com Visão é importante porque, ao eliminar a dificuldade visual da criança, os óculos facilitam o aprendizado. Não há como admitir que uma criança tente, mas não consiga aprender porque enxerga mal”, comentou. “Isso só me faz ter certeza que esse é um dos melhores programas da administração municipal', afirmou.

O prefeito lembra que, além do Criança com Visão, a Prefeitura de Palhoça desenvolve mais dois programas, “de extrema importância social”: O Lar Legal, da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, que, em três anos, já liberou mais de 1.500 escrituras públicas, geralmente para famílias carentes. E o novato “Sorria Palhoça”, oferece próteses dentárias, gratuitamente. Segundo o prefeito, “são programas sociais que, sob determinados aspectos, melhoram as vidas das pessoas”.

Rosinei de Souza Horácio, secretário municipal de Saúde, explica que o procedimento rotineiro para a concessão de óculos, começa com um teste de acuidade visual. "Um profissional optometrista realiza os testes para definir a capacidade visual de cada aluno em distinguir detalhes de contorno e forma. E sempre que é detectado algum tipo de patologia, a criança é encaminhada a um oftalmologista", salienta o secretário.

Quando constatada a necessidade de uma criança usar óculos de grau, os pais são convocados, para opinar sobre a escolha do tipo de armação. Porém, surpreendentemente, a palavra final, na hora de fazer a opção, tem sido da própria criança. Segundo o coordenador técnico do programa, Alex Sandro Schwider, a Prefeitura está entregando óculos modernos, evitando aqueles modelos denominados “fundo de garrafa”, que as crianças até deixavam de usar, por questão de estética, pois causavam constrangimento.

Mais 150 óculos

No próximo dia 4, a Prefeitura vai fazer a entrega de mais 150 óculos de grau, para estudantes da Escola Básica Professora Laurita Wagner da Silveira, no bairro Aririú da Formiga, e do Grupo Escolar Terezinha Maria Espíndola Martins, bairro Rio Grande. Será a última etapa do programa Criança com Visão neste ano. Mas o prefeito Camilo Martins revela que o programa continua em 2020.