Programa resgata sorriso e autoestima de biguaçuenses

Foto divulgação

“Eu tinha vergonha dos meus dentes, de sorrir para os outros e hoje não tenho mais.” Esta foi a frase de Vera Lúcia Alves, moradora do bairro Cachoeiras ao exibir os novos dentes para a câmera da Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Biguaçu. Ela é uma das pacientes atendidas na ação “Biguaçu Sorrindo para o Futuro”, inserida no Programa Brasil Sorridente e que vem sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Biguaçu se habilitou no programa do Ministério da Saúde que mensalmente destina recursos para os procedimentos. Os atendimentos são feitos inicialmente nas Unidades Básicas através dos dentistas da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Havendo necessidade de substituição ou confecção de novas próteses, os pacientes são encaminhados para o CEO.

Todo o processo de realização de moldes, adequação e instalação das próteses era feito exclusivamente pelo Centro de especialidades, que possui capacidade de atender de 25 a 30 pacientes por mês. No final de 2018 o município passou a receber recurso suplementar, o que permitiu a contratação de uma clínica e laboratório para produzir as próteses, acelerando assim o atendimento.

Para o diretor odontológico, Dr. Marcelo França, “o programa é um importante politica pública que o município não podia deixar de estar inserido. Não só restabelece a capacidade mastigatória dos indivíduos, que por vários motivos tiveram perdas dentárias significativas, contribuindo para a recuperação da autoestima do cidadão e proporcionando seu bem-estar emocional.”

Com o recurso suplementar recebido desde dezembro de 2018, via Ministerio da Saúde, foi possibilitado o incremento na modalidade de atendimento ao cidadão beneficiário. Através de processo licitatório foi realizado o credenciamento de um novo laboratório de próteses, permitindo corrigir distorções no atendimento ao público alvo, gerando mais rapidez, segurança no produto final e satisfação do cidadão atendido.

Durante o tratamento os pacientes passam por até cinco sessões até a colocação das próteses, que são removíveis e podem ser unitárias ou totais. O tratamento dura em média três meses. Os procedimentos que são realizados através da empresa contratada também são acompanhados pelos dentistas do CEO.

“Cuidar das pessoas, cuidar do sorriso, da saúde bucal é uma das nossas prioridades frente à administração. O trabalho que nossa equipe de dentistas vem desenvolvendo é maravilhoso e está devolvendo a alegria, o sorriso e a qualidade de vida para muitas pessoas”, destaca o prefeito Ramon Wollinger.