PROJETO AMAR E HUMANIZA - HOSPITAL DE BIGUAÇU!
Administrador 23 Dez, 2020Os leitos da UTI Covid do Hospital ainda estão com a taxa de ocupação de 100%. Devido a pandemia adaptamos alguns serviços e protocolos para um novo modo de cuidar: “O paciente e sua família merecem carinho e atenção especial neste momento difícil, para isso, elaboramos o Projeto Amar e Humanizar, onde os familiares podem ver e falar com o paciente internado na UTI Covid”. Explica a Enfermeira Supervisora Joice
São momentos emocionantes e fundamentais, e o Hospital apoia e incentiva o Projeto. A Enfermeira Joice também desabafa sobre o cotidiano do projeto “muitas vezes acontecem reconciliações, palavras fortes, carregadas de muita emoção...sentimos uma energia diferente, a expressão diferenciada do paciente mesmo inconsciente e até mesmo alterações nos sinais vitais, portanto, pequenos e simples gestos podem fazer muita diferença”. A Enfermeira ainda acrescenta que quando um familiar fala em ligação que está junto e segurando a mão “PEGAMOS A MÃO DO PACIENTE E SEGURAMOS COMO SE FOSSE DE FATO O FAMILIAR. É fundamental ter empatia, amor e cuidar como se fosse o nosso familiar".
Gleide Goto de Souza, é filha da Paciente da UTI Covid Maria Aparecida Salvalagio, e relata como está sendo o projeto para ela e sua família:
“Eu só tenho a agradecer, porque o trabalho que vocês estão fazendo, essa humanização, para os familiares e os pacientes com certeza é muito importante. A oportunidade de poder falar com a minha mãe, fazer vídeo chamada é muito especial, é algo único, mesmo virtual. Eu apoio o Projeto e fico muito feliz em saber que o Hospital tem esse olhar e essa preocupação, porque é muito difícil para nós (família), é angustiante”.
Mariana Hoffmann Correia - Assessoria de Imprensa – Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass – Beneficência Camiliana do Sul – São Camilo.