São José destaca Programa Hortas Solidárias Urbanas no maior congresso municipalista de SC, o Comac 2024

Foto Divulgação

Durante o Comac 2024, o maior congresso municipalista de Santa Catarina, São José se destacou com a apresentação do seu programa inovador de Hortas Solidárias Urbanas. O evento, realizado de 6 a 8 de novembro no ExpoCentro em Balneário Camboriú, reuniu mais de 5 mil participantes entre gestores públicos, especialistas e autoridades, que discutiram soluções para os desafios das cidades catarinenses.

A coordenadora do Setor de Educação Ambiental de São José, Ana Paula Dores Ramos, representou o município ao apresentar o case das Hortas Solidárias, um projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, que inclui o viés educativo em sua prática de sustentabilidade, nas comunidades onde são implementadas. Ana Paula destacou como o programa tem transformado terrenos ociosos em espaços produtivos e comunitários, promovendo a compostagem e o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos.

A iniciativa visa não só o plantio de alimentos orgânicos, mas também a educação ambiental e a geração de oportunidades para a comunidade. “Essa é uma das formas de dar vida a espaços que antes eram utilizados como áreas de descarte irregular. Hoje, além de melhorar a qualidade sanitária da região, essas hortas também promovem a socialização e oportunidade de renda para os moradores”, afirmou Ana Paula.

O programa das Hortas Solidárias, apadrinhado pela primeira-dama de São José, Sandra Mikulski, já conta com cinco hortas em bairros como Ipiranga, Forquilhas, Potecas, Lisboa e Areias.

A secretária de Educação de São José, Cláudia Macário, também destacou a importância do reconhecimento do projeto no maior congresso municipalista do estado. “É uma honra para São José ter seu trabalho reconhecido em um evento tão significativo. Isso reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade e a educação ambiental, mostrando que nossos esforços podem ser uma inspiração para outras cidades”, afirmou Cláudia.

O case de São José, apresentado no Comac 2024, demonstrou como o engajamento comunitário e práticas sustentáveis podem contribuir para uma cidade mais inclusiva e resiliente, consolidando o projeto das Hortas Solidárias de São José como uma referência em sustentabilidade e integração comunitária.