São José passa a integrar rede que facilita a abertura de empresas
Administrador 22 Dez, 2021São José agora faz parte da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresa e Negócios (Redesim). Desde o dia 15 de dezembro, o município está 100% conectado ao Sistema de Registro Integrado (Regin) da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc). A integração foi promovida pelo programa Cidade Empreendedora do Sebrae/SC. Atualmente, 290 cidades já fazem parte da Redesim. A meta da Jucesc é integrar os 295 municípios até 2022.
Os empreendedores interessados em abrir empresas no município poderão assim fazer a consulta de viabilidade locacional sem burocracias! Quinto de Santa Catarina com o maior saldo positivo de abertura de empresas em 2021, São José registrou a abertura de 5.616 novas empresas entre janeiro e novembro, segundo dados da Jucesc.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Marcelo Fett, classificou a integração como um marco para o município. “A implementação da Redesim é um grande passo para a desburocratização do município, . É com satisfação que concretizamos o trabalho no primeiro ano de gestão, honrando o compromisso que temos com os empreendedores do município criando incentivos econômicos para o setor”, reforçou.
Também o secretário da Casa Civil, Luiz Fernando Verdine Salomon, reforçou a importância da integração. “É um passo importante para a cidade, que trabalhamos desde o início da gestão para viabilizar e chegarmos nesse momento. A concretização do projeto, já no primeiro ano, mostra o compromisso que a gestão tem para o desenvolvimento do empreendedorismo em São José”, afirmou, o Verdine.
Passo a passo para abertura do negócio sem burocracias
1 – Preencher o formulário de viabilidade no site da Jucesc;
2 – Após a análise da viabilidade pela Junta, os dados são enviados para a prefeitura. O órgão municipal, por um sistema de geolocalização, verifica se aquele empreendimento pode ser realizado naquele local e retorna para Junta o deferimento ou não;
3 – Após aprovação da viabilidade pela Jucesc e a da viabilidade locacional pela prefeitura, o empreendedor preenche o Requerimento Eletrônico. A análise do processo, caso seja através do registro automático, leva no máximo oito minutos. Pelo processo normal, o tempo médio gira em torno de 40 minutos;
4 – Após aprovação do requerimento pela Jucesc e com a empresa já registrada, os dados são enviados para a prefeitura e órgãos de licenciamento.
Com informações, Portal da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina