O câncer não espera! Desde o diagnóstico até o tratamento, cada dia é precioso no combate à doença. Diante dessa urgência, a Prefeitu"/>

Saúde de Biguaçu adota novo fluxo de atendimento para pacientes oncológicos

Foto Divulgação

O câncer não espera! Desde o diagnóstico até o tratamento, cada dia é precioso no combate à doença. Diante dessa urgência, a Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria de Saúde, se uniu aos demais municípios da Grande Florianópolis e ao Governo do Estado de Santa Catarina para adotar um novo fluxo de atendimento para pacientes oncológicos.

 

Desde 24 de julho, os dados clínicos de casos suspeitos ou confirmados enviados pelos médicos às centrais de regulação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que antes eram inseridos em filas por especialidade, passaram a ser incluídos em uma agenda unificada e diretamente avaliados pelo Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), responsável por dar sequência aos processos de classificação de risco e encaminhamento. 

 

Com a mudança, o órgão regulador estadual tem controle centralizado das informações e, desta forma, uma maior agilidade no direcionamento dos usuários às unidades de referência, CEPON e hospitais Universitário e Governador Celso Ramos, o que deve reduzir o tempo médio de espera pelo primeiro atendimento de 60 para 10 dias. 

 

A medida, implementada pela deliberação nº 007/2023 da Secretaria de Estado da Saúde, que dispõe sobre a padronização do Protocolo Único de acesso ao Serviço de Oncologia, foi alinhada com municípios, através da Superintendência de Serviços Especializados e Regulação de Santa Catarina, em reunião realizada na última semana.