Secretaria de Assistência Social promove capacitação para agentes de saúde
Administrador 20 Mai, 2019Dentro das ações da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu, na última sexta-feira (17), uma capacitação com os agentes de saúde no Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI) de São José. O objetivo foi aproximar os trabalhos das equipes e discutir medidas para o enfrentamento ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes no município.
Na oportunidade, os agentes de saúde, vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho realizado no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Sede, além de acompanhar os dados de ocorrências registradas em São José.
A capacitação foi dividida em duas etapas, sendo que no primeiro momento foi apresentado um histórico do trabalho da Assistência Social. "Nossa intenção, além de dispor o trabalho realizado no Creas Sede, é também fazer a sinalização dessas pequenas nuances para que juntos possamos falar sobre essa situação e aumentar a proteção a crianças e adolescentes”, ressalta a diretora do Creas Sede, Gabriella Dornelles.
Os agentes também receberam informações sobre o funcionamento do serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), que integra dois serviços continuados da Proteção Social Especial de Média Complexidade, prestando orientações, apoio e acompanhamento às famílias em que um ou mais membros que tenham vivido situação de ameaça ou violação dos direitos.
Uma roda de conversa também foi realizada para ouvir os agentes com o intuito de criar estratégias para o trabalho conjunto entre as secretarias de Assistência Social e Saúde. Para a diretora da Proteção Social Especializada, Tabata Gomes Panozzo, o resultado do encontro foi positivo, devido à adesão e ao interesse dos agentes de saúde. “O evento superou as expectativas, pois a capacitação com a equipe técnica do PAEFI foi importante, já que os agentes apresentaram muitas dúvidas quanto ao atendimento. A troca de experiências foi positiva, transmitindo um conhecimento a mais à rede de atenção”, pontuou.