SEMANA DO MEIO AMBIENTE: PROJETO PRETENDE INSTALAR 200 BITUQUEIRAS EM PRAIAS E ESPAÇOS PÚBLICOS DE GOVERNADOR CELSO RAMOS
Administrador 28 Mai, 2021O filtro do cigarro é um resíduo pequeno, altamente tóxico e poluente, com decomposição de até 5 anos. Em nada combina com o meio ambiente, patrimônio que sobrevive há milhões de anos e nos presenteia com belas paisagens naturais. Para resolver o problema desse poluente descartado incorretamente em praias e espaços públicos do município de Governador Celso Ramos, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FAMGOV), com apoio da Prefeitura e empresários da cidade, criou o Projeto GCR Sem Bituca, que vai produzir e instalar 200 bituqueiras ecológicas na cidade. A iniciativa visa recolher os filtros, dar um destino correto a eles e ainda conscientizar a população para o problema.
As coletoras têm em média 45 centímetros e capacidade para armazenar até 300 filtros. Foram instaladas em áreas de grande circulação, como praias, praças e passeios, para que os fumantes possam depositar corretamente suas bitucas. Em uma primeira fase, foram confeccionados 50 recipientes – as demais serão produzidas e instaladas nas próximas semanas. Os primeiros bairros a receber foram Fazenda da Armação, Armação da Piedade, Canto dos Ganchos, Palmas, Ganchos do Meio e Calheiros. Depois da instalação de todas as bituqueiras, será realizado um mapa com a localização de cada recipiente.
O presidente da FAMGOV, Filipe Gabriel da Silva, explica que o Projeto GCR Sem Bituca, concomitante à instalação das bituqueiras, atua ainda com campanhas de conscientização na cidade, para que a população também mude suas atitudes em relação ao descarte de resíduos.
No projeto, a Prefeitura Municipal entra com o apoio institucional. Para o prefeito Marcos Henrique da Silva, o projeto é mais uma iniciativa que se alinha com a preocupação ambiental do município relacionada ao consumo responsável e ao descarte correto de seus resíduos. “Com projetos como esse, Governador Celso Ramos ganha cada vez mais destaque em temas ambientais, como a reciclagem do lixo”, disse.
A confecção das bituqueiras ficou por incumbência de dois empresários gancheiros que participam do projeto. Segundo os empresários, Eduardo Simão e Afonso Oliveira, o incentivo para fazer parte da ação é “ajudar o município a se tornar destaque em conceitos como Lixo Zero e Cidade Limpa, que se propõem a criar um ambiente de recolhimento de resíduos poluentes e reaproveitamento de tudo, para deixar os locais públicos e as praias mais belas para os moradores e visitantes”.
GCR SEM BITUCAS E DESTINAÇÃO DOS FILTROS DE CIGARRO
O GCR Sem Bituca gestou-se a partir do problema dos filtros de cigarro descartados nas areias das praias e em locais públicos de Governador Celso Ramos.
A FAMGOV desenvolveu o projeto e o apresentou ao prefeito Marcos Henrique da Silva, que apoiou a ação e apontou para a possibilidade de a iniciativa contar com apoio da iniciativa privada. Isso poderia trazer outro benefício: custo zero para as entidades públicas envolvidas.
A partir desse encontro, o assunto foi discutido com os empresários do setor imobiliário, citados acima, que se entusiasmaram com o projeto e se comprometeram a confeccionar as primeiras 50 bituqueiras ecológicas instaladas nessa primeira fase.
A equipe da FAMGOV instalou as primeiras unidades e fez o encaminhamento da produção de mais bituqueiras. A autarquia municipal pretende percorrer o município para levar o projeto a todos os bairros, ficando à população a responsabilidade pelo descarte correto dos filtros de cigarro.
O presidente da FAMGOV, Filipe Gabriel da Silva, explica que a ideia da iniciativa é, além de recolher os filtros, reciclar todos os seus componentes.
“Estamos em fase de estudos para reutilizar o componente celulose para produzir papel reciclável. Para os filtros, pretendemos encaminhá-los para uma empresa de Governador Celso Ramos que produzirá uma prancha de surf, que vai ser utilizada por um surfista em um evento na praia de Palmas e depois ficará em exposição na FAMGOV”, explica o presidente da FAMGOV, Filipe Gabriel da Silva.
FILTROS DE CIGARRO, UM GRANDE PROBLEMA
Para se ter uma ideia do tamanho do problema causado pelas bitucas, em 16 setembro de 2018 foram recolhidos 1.160 filtros de cigarro nas praias de Calheiros e Ganchos de Fora, em Governador Celso Ramos, em uma ação de limpeza realizada por um grupo de voluntários no programa Mares Limpos, organizado pela Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU). Na ação, os voluntários retiraram de praias gancheiras 200 quilos de resíduos sólidos em apenas um dia de atuação – entre os materiais recolhidos estavam garrafas PET, tampinhas, redes de pesca, os filtros de cigarro e outros resíduos.
A bióloga Luciara Azevedo explica que os filtros são resíduos altamente poluentes e prejudiciais à fauna e à flora. “A maioria [dos cigarros] é produzida com acetato de celulose, que é um tipo de plástico, e outras substâncias tóxicas que ficam retidas nos filtros como Nicotina, Chumbo, Arsênio. Esses resíduos podem ser confundidos com alimentos e ser consumidos por peixes, animais marinhos como a tartaruga e aves, causando problemas digestivos nesses seres e os levando, muitas vezes, a óbito”, disse a bióloga. Para Luciara, esses resíduos contaminam toda cadeia alimentar dos diversos tipos de animais e ainda podem causar incêndios, poluir o solo e contaminar os rios e córregos.
O Projeto GCR Sem Bituca nasce como uma tentativa de mitigar esse problema. A expectativa é de que com as 50 primeiras (com capacidade para 300 bitucas) aproximadamente 15 mil filtros de cigarro deixem de poluir a fauna e a flora de Governador Celso Ramos.