Sessão Solene na Câmara celebra os 129 anos de emancipação política de Palhoça

Foto Divulgação

O prefeito Eduardo Freccia participou da Sessão Solene que a Câmara de Vereadores promoveu, na noite desta terça-feira (18), para comemorar oficialmente os 129 anos de emancipação política do município, que serão celebrados no dia 24 de abril. O secretário de Segurança Pública de Palhoça, Alexandre Silveira de Sousa, também participou do evento. O secretário teve a honra de receber a Medalha de Mérito Caetano Silveira de Mattos.

 

A honraria é concedida a ilustres palhocenses, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município. São cidadãos que fizeram e fazem a diferença na comunidade, ajudando a tornar Palhoça um lugar cada vez melhor para viver. “A gente fica envaidecido, muito agradecido pela comenda. Acho que reflete um pouco do trabalho que a gente vem fazendo como secretário de Segurança Pública e também como policial civil, já há 15 anos no município, trabalhando em prol da segurança pública”, comenta.

 

Alexandre nasceu em Palhoça e trabalha na área da segurança pública desde 2007, quando passou no concurso da Polícia Civil. “Palhoça é a minha terra, onde nasci, onde meus pais e meus avós nasceram. Sou filho da terra, sou nativo e sempre lutei e sempre vou lutar por esta cidade, onde minha filha hoje mora e estuda, e eu espero contribuir ainda mais com o município”, relata o secretário. “Então, fico muito lisonjeado com a referência da Medalha de Mérito Caetano Silveira de Mattos. Realmente me deixa muito orgulhoso e mostra que a gente tem um amor pela nossa cidade”, finaliza.

 

Em sua fala, o prefeito Eduardo Freccia expressou sua convicção de que Palhoça é uma cidade com um grande futuro pela frente. “Os homenageados são pessoas que hoje estão sendo reconhecidas pela contribuição que deram e estão dando para o município de Palhoça, e que ajudam e ajudaram para que Palhoça seja esta cidade que é hoje. Palhoça completa 129 anos, ainda é uma jovem cidade, uma cidade que ainda tem um grande futuro pela frente, porque tem em seu povo o seu diferencial. Um povo trabalhador, honesto, que gosta de fazer acontecer. Palhoça tem se mostrado grande e os números corroboram isso”, refletiu o prefeito Eduardo.

 

O prefeito mostrou aos presentes, em números, o crescimento vertiginoso do município, que recebeu nada menos do que 100 mil habitantes nos últimos 13 anos, pulando de 137 mil habitantes (2010) para 236 mil em 2023, segundo estimativa prévia do IBGE, que ainda não finalizou o mais recente censo geral. “É um crescimento grande, sim, mas Palhoça cresceu e se desenvolveu com qualidade, aumentando o PIB per capita, trazendo oportunidades. As pessoas que vêm a Palhoça e aquelas que aqui nasceram estão tendo oportunidades de emprego, de um novo negócio. Este é o trabalho do poder público, quando falamos de Prefeitura e Câmara de Vereadores: fazer com que Palhoça seja este ambiente que atrai desenvolvimento, seja daqueles que aqui vivem ou daqueles que vêm buscar seu sonho na nossa cidade. Continuemos juntos, firmes, porque é desta forma que vamos conseguir fazer com que Palhoça seja cada vez mais forte”, definiu o prefeito, citando as obras estruturantes que estão sendo inauguradas e também aquelas que constam no pacote de mais de R$ 50 milhões lançado recentemente como uma demonstração do esforço da Prefeitura em preparar a cidade para seguir crescendo de forma sustentável.

 

A solenidade de comemoração pelos 129 anos de emancipação política de Palhoça também foi acompanhada por autoridades, como: o advogado Ezair Meurer, presidente da OAB – Subseção Palhoça; o major Mauro Almir Marzarotto Júnior, comandante do 16 Batalhão da Polícia Militar de SC, sediado em Palhoça; os deputados estaduais Camilo Martins e Antídio Lunelli; e o deputado federal Carlos Chiodini.

 

“Eu tenho um carinho muito grande por essas sessões solenes, porque elas resgatam a história das pessoas que de alguma forma contribuíram com este município”, expressou o deputado Camilo, ex-prefeito de Palhoça. “Estou lá na Assembleia Legislativa para defender os interesses de todos os catarinenses, mas jamais vou esquecer da minha querida Palhoça”, concluiu Camilo.

 

Além da Medalha de Mérito Caetano Silveira de Mattos, durante a solenidade também foram concedidos títulos de Cidadania Honorária a cidadãos “palhocenses de coração”, que não nasceram no município, mas construíram sua vida profissional e familiar em Palhoça; uma singela forma de reconhecimento e de agradecimento àqueles que se dedicaram ao desenvolvimento da cidade, que agora os acolhe como seus cidadãos.

 

 

Homenageados

 

Cidadão Honorário de Palhoça

 

Ariomar Emilio Huergo Filho
Carlos Alberto Chiodini
Claudio Monteiro
Cristóvão Steimbach
Elésio Carlos Kuhnen
Gustavo Werner
Hamilton Fernandes
Jânio Carlos Bezerra
José Bastos dos Santos
Rodrigo Dias Nunes
Vardeli Osmar Sebastião

 

Medalha de Mérito Caetano Silveira de Mattos

Adriano Alves
Alexandre Silveira de Sousa
Fabio Coelho
José Elias Cerino
Katerine Kersia
Moair Moacir Maciel