Sob tutela do Município, 50% dos gatos resgatados já foram castrados

Foto divulgação

A Prefeitura de São José, por meio da Diretoria de Bem Estar Animal (Dibea), já castrou pelo menos 50% dos 125 gatos resgatados de uma residência alvo de ação de despejo. Em cumprimento à ordem judicial, o Município assumiu a tutela dos felinos, acomodando os animais em uma hospedagem parceira. Eles já passaram por exames veterinários e serão adiante futuramente disponibilizados para adoção em uma feira que estão em fase de planejamento.

Dos 125 animais resgatados, quatro gatos vieram a óbito, pois estavam já debilitados no momento do resgate. Por não haver o controle populacional na residência, os animais adultos não permitiam que os mais jovens se alimentassem, faltando assim nutrientes necessários para o desenvolvimento.

Entre os desafios enfrentados pela equipe que acolhe os animais, é fazer com que os gatos se acostumem com a presença de pessoas. Como conviviam apenas com a antiga tutora, houve a formação de uma espécie de colônia feral, ou seja, com predominância de comportamento arisco. Os cuidadores precisam de paciência para alimentar os animais e zelar pela higiene do estado.