Três escolas profissionais de São José realizam feiras de Natal na primeira semana de dezembro

Foto Divulgação
Três escolas profissionais de São José vão iniciar, em dezembro, suas tradicionais feiras e exposições de Natal. As ações reúnem peças produzidas ao longo do ano letivo e reforçam o papel das unidades como espaços de formação, convivência e geração de renda para as famílias josefenses.
As feiras serão realizadas nas seguintes unidades: Escola Profissional Prefeito Cândido Amaro Damásio, no Centro Histórico e Escola Profissional do bairro Bela Vista, no período de 1º a 4 de dezembro, das 14h às 21h. Já a Escola Profissional Municipal Deolinda dos Santos Farias, localizada em Forquilhinha, promove sua programação desde o dia 2 de dezembro a 4 de dezembro, das 14h às 20h30, e no dia 5 de dezembro de 2025, das 13h às 19h.
Durante as feiras, a comunidade poderá conhecer e adquirir peças confeccionadas pelos alunos ao longo do ano, como roupas, bolsas, malas, nécessaires, trilhos de mesa, jogos de toalhas e panos de prato. Os produtos são feitos de forma manual, com atenção aos detalhes, e têm preços acessíveis, a partir de R$ 10.
“Nossa intenção é divulgar o trabalho realizado na Escola Profissional e também incentivar as vendas, pois muitos dos nossos alunos produzem os artesanatos para complementar a renda familiar”, destaca Michelle Menezes Weickert, da Coordenação das Escolas Profissionais da Secretaria Municipal de Educação.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila ressalta a importância da estrutura disponibilizada pelo município. “Poucas cidades no Brasil têm um equipamento como este. Nós temos sete unidades distribuídas pelos bairros de São José e esperamos sempre aprimorar, proporcionando mais oportunidades para que os artesãos possam expor seus produtos e, assim, aumentar a renda das famílias”.
Além de movimentar a economia local, as feiras de Natal reforçam o caráter social e formativo das escolas profissionais. Ao todo, são ofertados mais de 14 cursos gratuitos, entre eles bordado, corte e costura, pintura, tricô, manicure e pedicure, estimulando o empreendedorismo, o desenvolvimento de novas habilidades e o fortalecimento do trabalho manual em São José.



