Valorização da cultura indígena é tema de reunião na Prefeitura de Biguaçu

Foto divulgação

O prefeito Salmir da Silva recebeu na tarde desta terça-feira, 6 de julho, representantes da comunidade indígena Yynn Moroti Wherá, conhecida como aldeia M’Biguaçu. No encontro foram discutidas políticas de valorização da cultura e trabalhos sociais com a comunidade.

Participaram da reunião o cacique da aldeia, Hyral Moreira, que no ato representou a demais comunidades indígenas do município e os profissionais de arte cênica Tainá Orsi e Guilherme Freitas, integrantes da Tribo Pachorra.

Em Biguaçu existem quatro aldeias: a M’Biguaçu, localizada em São Miguel; a Mymba Roqa, na localidade conhecida como Amaral; a aldeia Itanhaém, no Morro da Palha e a Ygua Porá, no Amâncio.

Para o prefeito Salmir da Silva “valorizar a cultura, preservar os costumes dos povos indígenas é preservar o início da história do país. Foram os índios que primeiro chegaram, foram eles que nos ensinaram uma cultura e uma história tão bonita e por isso, a presença do poder público nessas comunidades é importante, assim como a inserção deles nas nossas atividades a ações”.

No mês de maio, na programação em comemoração ao aniversário de Biguaçu, pela primeira vez na história, a Prefeitura inseriu nas atividades um espaço para a comunidade indígena. Em ato realizado dentro da comunidade aconteceu a apresentação os Quatro Cantos Sagrados da Aldeia Guarani.

A reunião também contou com a presença do dentista Marcelo França, do vereador Lucas Rosa Vieira, do gerente de Turismo Luiz Gustavo da Silva e da turismóloga Ellen Zendron Borges, da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secetul).